Home / Sem categoria / Belford Roxo conscientiza população sobre tabagismo

Belford Roxo conscientiza população sobre tabagismo

O Dia Mundial Sem Tabaco, criado pela Organização Mundial da Saúde, foi celebrado nesta sexta-feira, dia 31 de maio, em Belford Roxo com uma ação na Policlínica Especializada de Atenção do Idoso, no bairro Farrula. A equipe do Programa de Controle ao Tabagismo reuniu material informativo e abordou a população e os usuários do equipamento sobre os benefícios para a saúde de quem deixa de fumar.

De acordo com pesquisa divulgada hoje (31) pelo Ministério da Saúde, nos últimos 12 anos a quantidade de pessoas que fumam no Brasil caiu em 40%. “O número é excelente, mas precisamos conscientizar as pessoas que ainda acreditam que não é possível parar de fumar. O cigarro pode causar mais de 50 doenças. Temos tratamento e todo acompanhamento de forma gratuita para esses pacientes que querem parar de fumar”, afirma Raquel Calixto, coordenadora do Programa de Tabagismo em Belford Roxo, ao lado do subsecretário do Idoso, André Feijão.

Em Belford Roxo o Programa de Controle ao Tabagismo funciona nas quatro policlínicas, localizadas no Centro, Parque São José, Santa Maria e Heliópolis. A partir do próximo quadrimestre, a ação será estendida para Policlínica Especializada de Atenção do Idoso e para o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), visando assim o alcance de maior número de pessoas na cidade. O atendimento é realizado com equipe multidisciplinar, formada por médicos, enfermeiros, nutricionistas e assistentes sociais.

Moradora do bairro Piam, Norma Francisco, de 65 anos, aprovou a ação da prefeitura. “Quero muito parar de fumar e essa atividade me mostrou que é possível. Acredito que eu consiga aqui a ajuda que preciso”, disse a aposentada.