Home / Sem categoria / Belford Roxo comemora Dia Nacional do Teste do Pezinho

Belford Roxo comemora Dia Nacional do Teste do Pezinho

A Prefeitura de Belford Roxo realizou nesta quarta-feira, dia 5 de junho, na Policlínica Neuza Brizola, no Centro, um evento para comemorar o Dia Nacional do Teste do Pezinho, lembrando a importância da triagem neonatal. A ação contou com palestra e distribuição de material informativo para os pais que buscavam o exame no local, que é um dos cinco pontos de coleta gratuita no município. A ação é uma iniciativa da Secretaria de Saúde, através da Divisão de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente.

Considerado um dos exames mais importantes para detectar possíveis problemas na saúde dos bebês, é realizado preferencialmente entre o terceiro e quinto dia de vida do recém-nascido. Desde 1992 o teste do pezinho se tornou obrigatório em todo o território nacional.

Na rede pública o teste diagnostica hipotireoidismo congênito(doença endócrina mais frequente na infância, é a causa mais comum de retardo mental evitável), hiperplasia congênita de supra renal (constitui um grupo de disfunções metabólicas caracterizadas pelo crescimento exagerado e estimulação crônica do córtex da glândula supra renal), fenilcetonúria (é uma doença rara, congênita e genética, na qual a pessoa nasce sem a capacidade de quebrar adequadamente moléculas de um aminoácido chamado fenilalanina), fibrose cística (doença genética que compromete o funcionamento das glândulas exócrinas que produzem muco, suor ou enzimas pancreáticas) , anemia falciforme (doença hereditária caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue. Essas células têm sua membrana alterada e rompem-se mais facilmente, causando anemia) e deficiência da biotinidase (doença congénita do metabolismo da biotina que, se não tratada, é caracterizada por convulsões, problemas respiratórios, hipotonia, erupção cutânea, alopecia, surdez e atraso no desenvolvimento).

“Fizemos essa ação com o objetivo de oferecer um trabalho humanizado. É fundamental que as famílias tragam os bebês ainda nos seus primeiros dias de vida. O exame detecta doenças que, se tratadas com rapidez, as crianças terão muito mais qualidade de vida”, afirma a técnica de enfermagem responsável pela Sala do Pezinho, Rosinete de Freitas.

Mãe de primeira viagem, Juliana Cristina, de 28 anos, levou o pequeno Sebastian, com 17 dias, para fazer o teste do pezinho. “Quero o melhor para o meu filho, e por saber que é importante para a saúde dele, que estou aqui”, disse ela que mora no bairro Areia Branca.

Teste em Belford Roxo

O teste do Pezinho está disponível em cinco pontos da cidade. Na Policlínica Neuza Brizola, no Centro, a coleta acontece às quartas e quintas. Na Policlínica Nova Aurora, às quartas e sextas. Na Policlínica Parque Amorim, sempre às segundas e terças. A Policlínica de Santa Maria oferece o exame às segundas, terças, quintas e sextas. E na Unidade Básica de Saúde (UBS) Manoel Filho, no bairro Barro Vermelho, às segundas e terças. O horário para coleta é sempre das 8h às 11h.

Cada polo faz mais de 100 testes por mês. A triagem é feita pela APAE-RIO e o resultado fica disponível em 20 dias, no site da própria instituição. Não é necessário fazer marcação, e as crianças são atendidas por ordem de chegada. É preciso levar a documentação e o cartão do SUS da mãe.

Para o Teste do Pezinho, é coletada uma amostra de sangue a partir do calcanhar do bebê com a retirada de algumas gotinhas de sangue para análise. O exame é feito no calcanhar porque é a uma região rica em vasos sanguíneos e menos dolorosa, facilitando a coleta.

Veja também

Aula de ritbox na Vila Olímpica

Movimentando o corpo! A Vila Olímpica de Belford Roxo, vem realizando aulas de ritbox em …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis + dezenove =

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
guandemdetay
bangladesh news
sport news