Home / Sem categoria / Belford Roxo celebra Dia Mundial do Meio Ambiente com a terceira edição do EcoBel

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), a Prefeitura de Belford Roxo, através da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), realizou na Praça Getúlio Vargas a terceira edição do EcoBel. O evento e contou com diversas atrações ecológicas, atividades e exposições atrelados com a causa ambiental. Nesta edição, o evento trabalhou também a inclusão da causa animal trazendo feira de adoção, uma apresentação musical dos alunos da Escola Municipal de Educação Especial Albert Sabin e a exposição e premiação do concurso de fotografia realizado pela SEMA. Participaram do EcoBel representantes da sociedade civil, funcionários, alunos e funcionários das escolas da rede e ainda os instrutores do Programa de Educação Ambiental (PEA).

Durante o evento, o secretário de Meio Ambiente, Flávio Gonçalves, ressaltou o trabalho do PEA, uma parceria com a Secretaria de Educação. “O programa está presente em 39 escolas da rede, com 20 educadores que eram alunos do curso técnico de meio ambiente realizado no Colégio Estadual Presidente Kennedy. Já são quase 20 mil alunos atingidos por esse trabalho de conscientização. Realizamos este evento para trazer uma proposta ambiental no coração da cidade no Dia Mundial do Meio Ambiente e focamos muito a questão do tripé sustentável que fala da questão do desenvolvimento econômico, social alinhada ao equilíbrio ambiental. Sobre a novidade da causa animal, estamos realizando uma série de projetos, como o estatuto da proteção e defesa dos animais, pioneiro, principalmente na Baixada Fluminense. Devemos sempre avançar e evoluir para que a cidade seja mais humana, mais inteligente e cada vez mais sustentável”, finalizou.

A diretora da Escola Municipal Tenente Valmor Linch Valença, Jane da Conceição, 51 anos, levou os alunos da unidade para o evento pela segunda vez e destacou a importância da educação ambiental. “Em nossa escola é trabalhado o Programa de Educação Ambiental com os educadores da SEMA. Essa ida ao evento é uma maneira de complementar as aulas. Esse trabalho, além de ser realizado com os alunos, também abrange aos funcionários e a comunidade. Um exemplo foi a arrecadação de pilhas e baterias para descarte, onde conseguimos reunir um número bem significativo. Estou levando duas espécies de mudas, a Ipê e a Glicinia,  para plantar na escola junto as que já temos”, informou a diretora.

Moradora do bairro São Leopoldo, Osvaldina Maria Pereira, 70, foi ao Centro para fazer compras e se deparou com o evento. “Fui até as tendas para saber o que estava acontecendo e acabei visitando tudo. Tomei vacina contra a gripe, adotei uma muda, fiquei interessada pelos materiais feitos com folha de coco e ainda aprendi uma receita sustentável”, disse. Já Ivonete Santos, 75, soube do EcoBel através de uma amiga. “Gostei bastante do evento. Peguei uma muda, pois adoro plantas. Vou cuidar muito bem dela e colocar junto com as que já tenho. Minha casa parece um jardim”, exaltou.

Programação

Na programação teve distribuição de brindes, amostras de rações e aperitivos em parceria com a Casa Fernandes; amostra de rações e aperitivos (Matsuda); distribuição de repelentes contra Leishmaniose em animais (UPI VET); distribuição de kits com shampoos e condicionadores para animais (Ibasa); higienização de ouvido, corte de unhas e penteados em animais com (CEAM Banho e Tosa); venda de acessórios para animais (CEAM 2); Feira de adoção de animais e doação de mudas (SEMA); venda de objetos feitos com folha de coco (artesão Marcelo); ouvidoria, SIGAM e apresentação dos projetos da SEMA; exposição de vetores (Vigilância Sanitária); vacinação (Secretaria de Saúde).

A população ainda pôde aprender receitas sustentáveis (oficina de reaproveitamento de alimentos e degustação); conferir uma exposição (Plata Solar); e ainda teve venda de doces; venda de artesanato com pneu; venda de eco-bags feitas de tecidos reciclados; Ecoponto; venda de terrários e oficina de jardinagem infantil (Um Toque de Verde); brindes e amostras (Pedigree); brindes e sorteios (CNA); gincana de pilhas e baterias com premiação.