Home / Sem categoria / Projeto ‘Se Essa Praça Fosse Minha’ encerra circuito em Belford Roxo

Projeto ‘Se Essa Praça Fosse Minha’ encerra circuito em Belford Roxo

O projeto “Se Essa Praça Fosse Minha” encerrou seu circuito pela Baixada Fluminense na Praça do Xavantes, em Belford Roxo no último domingo (9). O projeto, que é idealizado pela Trupe de Lá Tag, patrocinado pela CCR Nova Dutra, contou com a parceria da Prefeitura Municipal, passando pelas cidades de Nova Iguaçu, Mesquita, São João de Meriti e Seropédica. A trupe e cerca de 11 grupos locais puderam apresentar músicas, encenações teatrais, exposições, números artísticos, entre outras atrações para todas as idades como pintura de rosto para a criançada. O objetivo foi de valorizar e fortalecer as culturas locais e os laços entre as cidades, as pessoas e suas praças.  

Uma das diretoras da trupe, Juliana Souza contou que o grupo já existe há cinco anos e surgiu em Marechal Hermes, Zona Norte do Rio de Janeiro. “O projeto “Se Essa Praça Fosse Minha” teve início em 2016, onde passamos por 18 praças do subúrbio do Rio. Ano passado o projeto foi selecionado no 3º edital de Projetos Culturais do Instituto CCR  e o trouxemos para cinco cidades da Baixada. Procuramos sempre variar as atividades para acontecer uma troca de linguagens. O projeto foi bem recebido e as praças ficam cheias, com a participação de moradores também”, destacou.

O artista do município de Belford Roxo, Wildson França, é um dos fundadores da Confraria dos Palhaços da Baixada Fluminense e vai trabalhar com apresentações de palhaços na Casa da Cultura para crianças. O grupo realiza espetáculos há dois anos e já visitou boa parte da Baixada e do Rio. “Não tem nada melhor do que se apresentar em casa e um prazer levar um pouco de cultura para a população de Belford Roxo. Tomara que ações como essa sejam levadas para outras praças”, disse Wildson. O grupo ainda realiza oficinas sobre palhaços e trocam experiências com profissionais do Rio. “É enriquecedor”, finalizou.

O secretário municipal de Cultura, Bruno Nunes, marcou presença no evento e destacou a importância de valorizar os artistas locais. “Hoje, trabalhamos para valorizar o artista do município dando oportunidades e para que eles sejam referência para nossas crianças e adolescentes. Levar cultura para praças e comunidades é dar acesso à população a peças teatrais, musicais e espetáculos. Dessa maneira estamos democratizando a arte no município”, complementou o secretário. 

Veja também

Prefeitura de Belford Roxo e Firjan Senai Caxias formam 60 alunos de três cursos

Educação que forma e transforma. A Prefeitura de Belford Roxo, através da Secretaria Municipal de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × três =

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
guandemdetay
bangladesh news
sport news