Home / Sem categoria / Belford Roxo realiza evento de incentivo à leitura para alunos da rede

Belford Roxo realiza evento de incentivo à leitura para alunos da rede

Os jovens da rede municipal de Belford Roxo tiveram uma tarde cheia de atividades no Ciep Municipalizado Constantino Reis. O motivo foi que a Prefeitura realizou uma ação de incentivo à leitura idealizada pela Divisão de Leitura da Secretaria de Educação para celebrar tudo o que foi desenvolvido dentro das escolas da rede. Tendas montadas que homenagearam a autora Ana Maria Machado tomaram a quadra da unidade e a curiosidade da criançada do primeiro segmento. Desde o início do ano foram realizados encontros de formações com os professores e dinamizadores de leitura que atuam nas escolas, onde conhecem projetos a serem desenvolvidos e trocam experiências. Além disso, foi realizada também a Semana da Poesia em março e a Semana Literária em abril.

A secretária adjunta da Educação, Eneila Lucas, representou o secretário municipal da pasta, Denis Macedo. “O evento foi muito rico, com a construção e recorte de todas as escolas na questão de implementação, leitura e de deixar os alunos a par da importância desse mundo da leitura para a construção da consciência, da vivência, da alfabetização e da construção do ser humano de modo geral. O secretário Denis Macedo sempre destaca a importância da leitura para todas as escolas. Um exemplo disso são as tendas que foram formadas por outras escolas, onde cada uma levou uma proposta de contação, inclusive, história em libras”, informou.

A responsável pela Divisão de Leitura, Ana Paula Nunes, informou que o setor fomenta na rede o hábito da leitura lúdica e prazerosa, através de formações e projetos. “Dentre os projetos propostos pela Divisão de leitura, destacamos o autor homenageado, que em 2019 aborda a vida e a obra de Ana Maria Machado. O incentivo à leitura acontece diariamente dentro das escolas de uma forma criativa, onde os dinamizadores permitem o acesso dos alunos aos livros literários, não só da autora homenageada, como também de outros renomados autores da literatura infanto-juvenil brasileira”, finalizou.

A dinamizadora de leitura da Escola Municipal Padre Ramon, Eliana Koch, trabalha na rede há 24 anos de uma maneira diferente. “Eu toco violão desde os meus 15 anos de idade e uso isso com os alunos para complementar meu trabalho. Transformo as obras em músicas, rimas, produção de texto, desenhos, concurso de redações, aplicando sempre o que aprendi nas formações. Os alunos amam e sempre participam. Eles percebem coisas nessas brincadeiras que podem se transformar em algo maior’, arrematou.