Home / Sem categoria / Belford Roxo capacita professores e estimuladores em primeiros socorros

Belford Roxo capacita professores e estimuladores em primeiros socorros

A Prefeitura de Belford Roxo realizou na última terça-feira (18), uma capacitação de primeiros socorros para cerca de 80 professores e estimuladores das 45 unidades escolares que atendem a educação infantil da rede municipal. A ação foi idealizada pela Divisão da Educação Infantil, de acordo com a Lei 13.722 (Lei Lucas), que torna obrigatório a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil. A lei entrou em vigor em abril deste ano.

Durante o evento, duas palestras foram apresentadas: Primeiros Socorros, ministrada pela enfermeira Caroline Barroso, e Prevenção de Acidentes, com a assessora da Divisão da Educação Infantil, Suelen Soares. Em fevereiro de 2018 a cidade iniciou a discussão de noção de primeiros socorros com uma palestra na primeira capacitação das estimuladoras das escolas municipais.

De acordo com a chefe da educação infantil, Vanessa Alves, essa foi a segunda capacitação do ano realizada com professores e estimuladores. “A primeira foi feita para o Dia Internacional do Brincar abordando a importância do brincar. Agora estamos levantando a importância do cuidar. Esse é o projeto Cuidar e Educar”, informou Vanessa. A enfermeira Caroline Barroso trabalha na parte de pediatria e apresentou aos professores e estimuladores da rede noções do que fazer quando se tem acidentes. “É de suma importância ter conhecimento de primeiros socorros em qualquer situação. Com o conteúdo que apresentei, espero que os profissionais das unidades escolares estejam aptos e saibam lidar com algum acidente e trabalhe a prevenção com os alunos”, destacou Caroline.

 Durante a palestra, Suelen Soares abordou temas como diferentes riscos por faixa etária, atividades de conscientização para a prevenção e a Lei Lucas. “Segundo o Ministério da Saúde, a primeira causa de morte em crianças de 1 a 14 anos é decorrente de acidentes não intencionais. Os alunos passam muitas horas nas unidades escolares e por isso é muito importante que atividades e discussões acerca da prevenção de acidentes ocorra com os alunos e todos os funcionários das unidades. A educação vai além da transmissão de conteúdo. Dentro de uma escola. A cidadania e o convívio saudável promovem o desenvolvimento de dignidade e ampliação de horizontes. Para isso, a escola precisa oferecer um ambiente saudável”, finalizou Suelen.

Professora da Creche Amor e Esperança, localizada no bairro Parque Esperança, há sete anos, Michelle Cristina Alves relata que não presenciou nenhum caso de acidente na unidade. “Mas se for o caso, saberei o que fazer para ajudar os alunos. A discussão dessa capacitação é importante e muito séria. Todos os funcionários da rede deveriam se instruir sobre esses cuidados”, ressalta.  

Veja também

Prefeitura de Belford Roxo e Firjan Senai Caxias formam 60 alunos de três cursos

Educação que forma e transforma. A Prefeitura de Belford Roxo, através da Secretaria Municipal de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 3 =

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
guandemdetay
bangladesh news
sport news