Home / Sem categoria / Belford Roxo realiza palestra sobre Mediação Escolar para professores da rede

Belford Roxo realiza palestra sobre Mediação Escolar para professores da rede

A Prefeitura de Belford Roxo, através da Secretaria de Educação, na busca incessante pelo aperfeiçoamento do seu quadro de profissionais, realizou na última segunda-feira (8), no auditório da Uniabeu, uma palestra intitulada “Mediação Escolar: Conhecimento, Habilidades e Atitudes”, com a palestrante Dra. Dayse Serra (Doutora em Psicologia Clínica pela PUC-Rio e Mestre em Educação Inclusiva pela UERJ). O objetivo do encontro foi de contribuir com práxis dos professores que atuam do 1º ao 3º ano, da Sala de Recursos, da Educação Especial, Especialistas e gestores, a fim de que possam compartilhar conhecimento para desenvolver habilidades do aluno incluído. Após a formação da mesa, alunos da Escola Municipal Jorge Ayres de Lima fizeram uma apresentação musical sobre o assunto em pauta.

De acordo com o secretário de Educação, Denis Macedo, os profissionais saíram do encontro com mais conhecimento para pôr em prática com os alunos em geral, principalmente com os alunos incluídos. “Esse evento foi importante pois em nossa rede estamos no ano da alfabetização. Então, todo o nosso trabalho, todo o nosso foco pedagógico é no viés da alfabetização. O convite a Dra. Dayse Serra veio coroar esse trabalho já que ela é uma especialista na área. Nós temos um déficit ainda muito grande na alfabetização das nossas crianças na idade certa que já vem sendo corrigido desde que assumimos junto ao prefeito Waguinho. E esse ano de 2019 é o ano da virada, é o ano que nós vamos acabar com esse número lamentável de crianças não alfabetizadas”, finalizou.  

Emocionada em receber a palestrante, a secretária adjunta da Educação, Eneila Lucas, destacou que quando o município começou com a inquietude de alunos incluídos, ela estava presente nos estudos. “É muito importante quando conseguimos olhar para o outro e poder compartilhar todo o nosso conhecimento para que possamos ajudar o aluno incluído”, disse.

Mediação escolar

A palestrante Dayse Serra já fez parte da rede de Belford Roxo a alguns anos e hoje, aprofundou seus estudos sobre o autismo e foi compartilhar com os profissionais da rede. “Mediação escolar é um termo muito polissêmico. Então durante a palestra falei sobre como que a criança com TEA (Transtorno do Espectro Autista) aprende desde a avaliação até o processo de alfabetização, como o professor de apoio pode fazer para entender os processos mentais de uma criança com TEA e como é que ele pode chegar a aprendizagem para ter uma vida plena”, informou Dayse.

Segundo Denise Pereira da Silva, da equipe da educação especial da rede, a principal contribuição da palestrante foi ela conhecer a realidade nas escolas da rede, pois já foi professora em Belford Roxo. “Ela compreende o que os professores passam nas salas de aula e deu dicas de possíveis contribuições para o trabalho já realizado. E por ela ser professora universitária, ela forma os profissionais que irão educar e alfabetizar nas escolas. Ela trouxe métodos voltados para o TEA para que os profissionais tenham tranquilidade na hora de executá-los. Adoramos a iniciativa desse encontro”, finalizou Denise.  

Veja também

Restaurante do Povo de Belford Roxo tem cardápio especial de Páscoa

O Restaurante do Povo de Belford Roxo, administrado através da Secretaria Municipal de Assistência Social, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 − 1 =

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
guandemdetay
bangladesh news
sport news