Home / Sem categoria / Belford Roxo recebe projeto Roda-Hans com capacitação em Hanseníase

Belford Roxo recebe projeto Roda-Hans com capacitação em Hanseníase

A cidade de Belford Roxo sediou na manhã desta segunda-feira (15) a capacitação teórica em serviço de Atenção Básica na Hanseníase com foco no diagnóstico precoce, tratamento, prevenção de incapacidades e promoção em saúde sob o monitoramento dos estados para o projeto Roda-Hans, iniciado em 2009. A iniciativa é uma realização do Ministério da Saúde em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, onde Belford Roxo foi contemplado em função de dados epidemiológicos. O público alvo da capacitação foram médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e odontólogos de Belford Roxo e Queimados.

A próxima aula teórica será no dia 26 de julho na Uniabeu para os municípios de Belford Roxo e São João de Meriti. A capacitação prática será no dia 9 de agosto no projeto Roda-Hans, que é exclusivamente para exames dermatoneurológicos, com enfoque no Programa de Hanseníase, onde o atendimento será realizado por profissionais do Ministério da Saúde, na Praça Getúlio Vargas, das 9h às 16h. A carreta itinerante possui cinco consultórios e uma sala para coleta de exames laboratoriais.

Para aplicar a capacitação, representantes da Secretaria Estadual de Saúde estiveram durante toda a manhã trocando conhecimento. A residente Isabella Felippe Meira apresentou o projeto Roda-Hans. “Todo o ano são realizadas capacitações e estratégias para combater a Hanseníase, mas não é o suficiente. Por isso, o projeto foi pensado. Queremos capacitar os profissionais da Atenção Básica para fornecer o diagnóstico precoce, promover o tratamento e distribuir medicação, combater estigma e o preconceito. E com isso, fazer a promoção a saúde para a população”, destacou. Isabella ainda apresentou em forma de slides o total de casos novos notificados no período de dez anos (2008-2018) que foram 18.588 no Estado do Rio de Janeiro. “Dentre os 92 municípios do Rio, 64 detectaram casos. Em tratamento são 1.143”, informou.

Em seguida, Carolina Bernardo Borges falou sobre o papel da Atenção Básica no Programa de Hanseníase. “É a estrutura de saúde que permite os profissionais estarem perto das pessoas. Fazem atendimento domiciliar, reuniões, grupos e com isso conseguem trabalhar melhor com um olhar atento para ajudar no diagnóstico e tratamento. A partir disso, conseguem com o convívio saber a rede de pessoas que ela tem contato para fazer um mapeamento”, destacou. Depois, Lia Raquel Araújo conversou sobre a tipificação das unidades de saúde a partir das equipes compostas para atender pacientes com Hanseníase. “O ideal é o tipo II que é composta por médico, enfermeiro, fisioterapeuta e terapeuta ocupacional”, informou. Por fim, a médica  Maria Eugênia, que é da Fiocruz,  ofereceu conselhos teóricos para facilitar a parte prática, citou casos da dificuldade do diagnóstico e trocou informações com os participantes.

Tratamento em Belford Roxo

Segundo a coordenadora do Programa de Hanseníase da Secretaria Adjunta de Epidemiologia (Secretaria Municipal de Saúde), Marta Marinea, o programa realiza atendimento no CACE em Santa Maria, Policlínica Neuza Brizola e de Heliópolis. “Nessas unidades é realizado o diagnóstico, tratamento e medicação gratuita distribuída pela Organização Mundial de Saúde. Os principais sintomas são manchas esbranquiçadas ou avermelhadas com perda da sensibilidade térmica e dolorosa, caroços, pés e mãos dormentes, área do corpo dormente e perda de pelos e pele seca e dormente. Atualmente, 70 pessoas estão em tratamento em Belford Roxo”, explicou ao lado do secretário de Saúde, Flávio Vieira, que garantiu sua presença no dia 9. “Irei me capacitar junto a vocês para poder ajudar”, disse. O secretário adjunto de Epidemiologia, Robson Sarmento, também participou do evento.

Veja também

Restaurante do Povo de Belford Roxo tem cardápio especial de Páscoa

O Restaurante do Povo de Belford Roxo, administrado através da Secretaria Municipal de Assistência Social, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete + dezenove =

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
guandemdetay
bangladesh news
sport news