Home / Sem categoria / Strogonoff com creme de inhame e Vitamina Rosa vencem concurso de merenda em Belford Roxo

Strogonoff de frango com creme de inhame foi considerada a refeição vencedora do Concurso de Receita de Alimentação Escolar, promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Belford Roxo, através da Coordenação de Alimentação e Nutrição Escolar. O anuncio foi feito na manhã de hoje (17) durante um encontro de Capacitação de Manipulares de Alimentos, realizado no auditório da Universidade Abeu, centro da cidade. O evento reuniu cerca de 500 merendeiras das 83 escolas e creches da Prefeitura. A cozinheira Ana Paula das Chagas Silva, 42, emocionou-se e chorou com o primeiro lugar. “Estou grata e muito feliz, pois amo o que faço”, disse ela que foi contemplada com uma televisão smart de 32 polegadas.

O segundo lugar ficou para Eliane da Silva Prazeres, 33. Ela criou a Vitamina Rosa, uma mistura de beterraba, laranja e morangos para ser servida no lanche da garotada. Como premiação, Eliane levou para casa um moderno secador de cabelo. As duas receitas serão inscritas no concurso de merenda escolar do Fundo Nacional de Desenvolvimento Escolar (FNDE) e também farão parte do cardápio de merenda escolar dos 47 mil alunos, no próximo ano.

Sabor e criatividade

Tanto Ana quanto Eliane utilizaram em suas receitas alimentos que geralmente são rejeitados pelas crianças como, inhame e beterraba. Com criatividade prepararam refeições visualmente atraentes e saborosas. “As crianças adoram strogonoff, mas o creme de leite industrializado é proibido. Aí pensei no creme de inhame, batido no liquidificador com o molhos do frango e o resultado é uma delícia. Os alunos acabam comendo algo muito mais nutritivo, semelhante ao tradicional creme de leite, sem perceber”, detalhou Ana que trabalha como merendeira há dois anos, na Escola Municipal Capela São José, no bairro Nova Aurora.

Eliane contou que testou sua receita com os filhos Renato, 14, Talita, 10 e Isaque, 5. “Eles não gostam de legumes. Isaque teve anemia e precisava se fortalecer. Bati beterraba, com laranja e morangos e ficou rosa, lindo. A laranja roubou o gosto da beterraba. As crianças adoraram, sem imaginar o conteúdo”, revelou a merendeira que há três anos trabalha na Escola Municipal Ayrton Senna da Silva.

Capacitação e treinamento

O secretário de Educação, Denis Macedo, assegurou durante o encontro de capacitação, que a Prefeitura tem investido muito no setor de alimentação escolar. “Sabemos da importância da alimentação para os alunos e priorizamos isso. Hoje já somos município referência do Estado em alimentação escolar. Nossa merenda é farta, com variedade, de qualidade e muito saborosa. Isso também é resultado do trabalho de vocês”, declarou o secretário para o público de cozinheiras das escolas. “Estamos reequipando as cozinhas. Todas terão fogões e freezer novos”, avisa.

Para o secretário adjunto e coordenador de Alimentação e Nutrição Escolar, professor Rafael Araújo, o município deu um salto significativo na composição da alimentação escolar. “Banimos os alimentos embutidos e investimos numa merenda balanceada e de qualidade. Hoje nossos alunos podem comer à vontade e quantas vezes quiser”, garante.

O encontro de Capacitação de Manipuladores de Alimentos acontece uma vez por ano, sempre no período de férias escolares. O encontro serve como um treinamento para as merendeiras. “Um dos objetivos é manter a qualidade e a segurança alimentar do que servimos”, disse achefe do Setor de Nutrição, Roberta Xavier. Todas as participantes receberam cartilha com dicas e informações sobre armazenamento, limpeza, uso de uniforme entre outras. As nutricionistas, Bruna Messias e Elisa Albuquerque palestraram e tiraram dúvidas.