Home / Sem categoria / Instituto Nefrológico Belford Roxo realiza campanha de prevenção de doenças renais crônicas

Instituto Nefrológico Belford Roxo realiza campanha de prevenção de doenças renais crônicas

O Instituto Nefrológico Belford Roxo (Inbel), conveniado com o Sistema Único de Saúde (SUS), realizou nos dias 17 e 18 de julho a Campanha de Prevenção de Doenças Renais Crônicas. Quem passou pela clínica pôde aferir a pressão arterial e fazer o teste de glicemia capilar em um stand montado em frente ao local, já que as duas maiores causas de doenças renais crônicas são a hipertensão e o diabetes. Ainda ficou exposta uma máquina de diálise, agulhas fístulas, um cateter, soluções hipotônicas, que em contato com o sangue faz o processo de filtração nos pacientes, um banner com informações sobre as funções dos rins e as causas da doença renal crônica e um folder com medidas de prevenção. Atualmente, a clínica, que fica na Avenida Pastor Ademir Dias, 85, Centro, atende 300 pacientes e conta com cerca de 70 funcionários, sendo eles enfermeiros, assistentes sociais, nutricionistas, psicólogos, equipe médica e equipe de apoio.   

Trabalhando há 20 anos na área de enfermagem no ramo de hemodiálise e 13 anos no Inbel, a enfermeira Sônia de Oliveira se diz assustada com os pacientes que estão chegando a clínica cada vez mais novos por conta da hipertensão. “As pessoas não têm o conhecimento de que a hipertensão e a diabetes afetam os rins. Então a enfermagem propôs a campanha e o resto da equipe abraçou a ideia de estar informando e conscientizando a população sobre”, informou.

A assistente social, Luciana Araújo destacou que todos os dias recebem ligações de outros municípios buscando vaga. “Temos pacientes de Realengo, Sepetiba e Xerém, por exemplo. E o que assusta é que a faixa etária dos nossos pacientes é de 30 a 60 anos e está cada vez mais baixando a idade. Quando fazemos as entrevistas, são sempre pessoas com hipertensão ou diabetes, isso quando não vem uma acompanhada da outra doença”, disse. 




Medidas de prevenção

“Prevenir é o melhor remédio!”. Essa é a frase no folder distribuído para as pessoas que passavam em frente à clínica com medidas de prevenção como: beba bastante água; use corretamente seus medicamentos anti-hipertensivos e antiglicêmicos com orientação do especialista médico, entre outras medidas.

Veja também

Restaurante do Povo de Belford Roxo tem cardápio especial de Páscoa

O Restaurante do Povo de Belford Roxo, administrado através da Secretaria Municipal de Assistência Social, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + 13 =

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
guandemdetay
bangladesh news
sport news