Home / Sem categoria / Conferência discute qualidade alimentar em Belford Roxo

Conferência discute qualidade alimentar em Belford Roxo

Governo e a sociedade civil de Belford Roxo estiveram reunidos durante a semana discutindo políticas públicas sobre alimentação adequada e saudável. O tema fez parte da 3ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável, realizada no auditório da Universidade Abeu, em uma parceria entre o Conselho Municipal de Segurança Alimentar (Comsea) e a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc). Graduada em Nutrição, Katia Cardoso dos Santos palestrou no evento. Segundo ela, o momento é de construção de uma política muito satisfatória. “Estamos em evolução no nosso Estado. Poder público e a sociedade civil estão dialogando em busca de bons resultados”, destacou.

A conferência foi aberta pela presidente do Comsea, Simone Maria Alcântara Rosa. “Vamos identificar alternativas e promover a troca de experiências”, disse. O Secretário Municipal de Assistência Social e Cidadania, Vander Louzada, ressaltou que a o tema da conferência é fantástico. “O encontro nos permite discutir ações que visam promover alimentação saudável e digna a todos. Desenvolver políticas públicas neste sentido é primordial”, defende.

Em ação

Secretário adjunto da Semasc, Diogo Bastos, afirmou que o evento é importante instrumento de discussão entre a Prefeitura e a população. “A Secretaria tem desenvolvido ações neste sentido, como a implantação de hortas comunitárias, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, nos Cras (Centro de Referência da Assistência Social). Também desenvolvemos atividades de Educação Alimentar e Nutricional como palestras sobre alimentação saudável e ainda apresentação do Guia Alimentar para os munícipes”, disse.

Atento ao assunto, o secretário municipal de Saúde, Flávio Vieira, lembrou que o Comsea tem uma função importante no município, a de fiscalizar a merenda escolar. “A qualidade dos alimentos faz com que a saúde de crianças e adolescentes melhore. Um município onde as pessoas são saudáveis, o governo não precisa gastar tanto com a saúde”, assegura. Flávio aproveitou e anunciou que espaços externos das unidades de saúde poderão ser aproveitados com o plantio de hortas comunitárias.  “Vamos fazer parcerias e colocar em prática”, abordou ele. Há 35 anos à frente da Ong Sublime, Jandira Rosa afirmou: “Estou feliz em participar do encontro que permite debater um assunto importante a todos. A qualidade da alimentação nos dá direito à dignidade e temos que brigar por isso”, salientou ela que sugere a estimulação da agricultura familiar no município.

Também participaram da conferência e fizeram parte da mesa de autoridades: a superintendente estadual de Segurança Alimentar, Luiza Trambuco e Reinaldo Araújo representante regional do Comsea. Durante o evento a usuária do Cras do Jardim do Ipê, Ana Paula Silva, chamou atenção, emocionou e arrancou palmas do público presente, tocando a música Aleluia em um violino.

Veja também

CRAS Yolanda Costa realiza atividade com crianças

A Secretaria de Assistência Social, Cidadania e da Mulher de Belford Roxo, realizou uma atividade …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − 1 =

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
guandemdetay
bangladesh news
sport news