Home / Sem categoria / Novo secretário de Segurança quer implantar Projeto Segurança Presente em Belford Roxo

O novo secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana de Belford Roxo, João Sant’anna Junior, disse hoje (30) que pretende estreitar a relação do governo municipal com o comando do 39º da Polícia Militar. Capitão PM há 15 anos e à frente da secretaria há menos de um mês, ele quer implantar na cidade o Projeto Segurança Presente, que faz parte do Programa Estadual de Integração de Segurança (Proeis). Sua ideia é inserir uma nova política de segurança no município como forma de prevenção a violência.

O secretário destacou que irá conversar com o prefeito Wagner dos Santos Carneiro, o Waguinho, e apresentar suas propostas para a pasta. “Agradeço ao prefeito por me dar esta oportunidade de contribuir com o desenvolvimento de Belford Roxo. Juntos buscaremos apoio para viabilizar no município o Projeto Segurança Presente, já desenvolvido em alguns bairros do Rio de Janeiro e também prometido pelo governador Wilson Witzel para a Baixada Fluminense. Dessa maneira, policiais militares poderão ser contratados com ajuda da iniciativa privada para trabalhar no policiamento do município nos dias de folga”, destaca capitão Sant’anna.

Guarda Mirim

Com apenas 33 anos de idade, nascido na Baixada Fluminense Sant’anna, que ultimamente estava lotado no 11º BPM de Nova Friburgo, carrega uma vasta experiência na carreira militar com passagem em quarteis da zona norte do Rio de Janeiro, UPP’s e cidades do norte e sul do Estado. No primeiro contato com o efetivo da guarda municipal (184 agentes), o novo secretário vibrou com o projeto Guarda Mirim, desenvolvido há dois anos no município. “É um projeto de uma valia extrema, que reflete conceitos importantes na formação dos jovens”, afirmou.

Durante seis meses meninos e meninas com idade entre 12 e 17 anos têm aulas práticas e teóricas, que acontecem em dois turnos (manhã e tarde). Eles participam de oficinas de informática básica, cidadania, ética, educação ambiental, defesa pessoal, ordem pública (princípios da hierarquia e disciplina), noções de rotinas administrativas (empreendedorismo), primeiros socorros, prevenção à dependência química, noções sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), inglês e passeios culturais. No próximo dia 16 será a aula inaugural da turma, marcada para às 18h no Polo Cederj, no Bairro São Bernardo.

Outro projeto elogiado pelo secretário de Segurança Pública, é o Guarda Presente nas Escolas, que consiste na prática de palestras para alunos sobre prevenção à dependência química e ao bullying. “A guarda municipal tem vários projetos interessantes de prevenção à droga e contra a violência. Vamos intensificá-los”, assegurou o secretário. A Guarda Municipal desenvolve ainda os projetos Patrulha Maria da Penha (Prevenção à violência contra a mulher), Ronda Escolar (Ações de patrulhamento escolar) e Travessia Segura (Controle e auxílio de alunos na via pública próximo às escolas).