Home / Sem categoria / Educação de Belford Roxo se reúne para traçar estratégias para a aplicação da prova Saeb

Educação de Belford Roxo se reúne para traçar estratégias para a aplicação da prova Saeb

O prefeito de Belford Roxo, Wagner Carneiro, o Waguinho, participou da reunião do segundo semestre da Secretaria de Educação, no auditório do Ciep Municipalizado Constantino Reis, na última segunda-feira (6), com cerca de 80 gestores das unidades escolares para traçar e lançar estratégias para a aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), antiga Prova Brasil, pelo Ministério da Educação (MEC), que acontece entre os dias 21 de outubro e 01 de novembro deste ano. A avaliação é voltada para os 5º e 9º ano de escolaridade de escolas públicas e tem como objetivo avaliar a qualidade do ensino a partir de testes de português e matemática padronizados e questionários socioeconômicos. A novidade é que neste ano, o Saeb aplicará testes de ciências da natureza para uma amostra de estudantes do 9º ano. Durante a reunião, o prefeito Waguinho afirmou que estará visitando todas as unidades escolares para ajustes e discutiu sobre a avaliação deste ano do Saeb. “Estamos investindo desde 2017 para que Belford Roxo suba no ranking do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) com o trabalho excelente que a Educação está fazendo, os novos materiais didáticos, uniformes, merenda de qualidade e a melhor estrutura das unidades escolares para que nossos alunos estudem com conforto. Com uma educação forte, teremos menos crianças nas ruas e mais jovens alfabetizados”, ressaltou Waguinho.   
Em seguida, o secretário de Educação, Denis Macedo, destacou que, quando assumiu a pasta, Belford Roxo estava no último lugar no IDEB do Rio de Janeiro. “Estamos sempre conversando sobre a virada que demos na Educação da cidade e no IDEB, onde o desafio é o maior de todos. Então, os nossos gestores, toda a equipe pedagógica, principalmente os professores, são parceiros e aliados nossos na luta para tirar Belford Roxo dessa situação que nossas crianças não merecem. Por isso precisamos traçar estratégias. A maior delas é a alfabetização e o ensinos das nossas crianças. O resultado que virá dessa prova é importante, mas o que mais importa é que nossos alunos aprendam, sejam realmente alfabetizados e que realmente dominem o conteúdo apresentado. E eu tenho certeza que isso vai acontecer e nós teremos uma resposta positiva na avaliação do Saeb deste ano”, exaltou Denis.

Estratégias de trabalho

A secretária adjunta da pasta, Eneila Lucas, reforçou a importância de as unidades escolares entregarem até a próxima sexta-feira (9), as estratégias de trabalho que estão realizando para a preparação dos alunos para a prova e quem são os docentes. “Durante a reunião, conversamos sobre o rendimento escolar dos alunos, pois o resultado deles não são o reflexo do que vemos acontecer nas escolas. Nossos alunos e professores tem avançado, mas o que vale são as notas das grandes avaliações”, concluiu.

O também secretário adjunto e diretor do Departamento de Merenda Escolar, Rafael Araújo, lembrou do concurso de receitas e agradeceu aos gestores pelo carinho com as merendeiras. Rafael ainda frisou sobre o cardápio balanceado da merenda escolar que é elaborado pelas nutricionistas da Secretaria de Educação. “Toda a semana as unidades escolares são abastecidas com os alimentos para suprir as refeições dos alunos. Na terça, o carregamento é de hortifrúti. Na quarta, é a vez das proteínas e os cereais chegam as quintas-feiras”, informou.   

Veja também

Prefeitura de Belford Roxo e Firjan Senai Caxias formam 60 alunos de três cursos

Educação que forma e transforma. A Prefeitura de Belford Roxo, através da Secretaria Municipal de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 + 7 =

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
guandemdetay
bangladesh news
sport news