Home / Sem categoria / Samu de Belford Roxo inicia capacitação de profissionais para aprimorar atendimento

Samu de Belford Roxo inicia capacitação de profissionais para aprimorar atendimento

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Belford Roxo realizou nesta sexta-feira (06/09), no pátio da unidade, bairro Prata, o primeiro módulo do curso de aperfeiçoamento para a equipe. O curso, que será uma educação continuada, contou com aula teórica na parte da manhã e aula prática à tarde dando ênfase no suporte básico de vida. O objetivo é qualificar a equipe, buscando nivelamento dos integrantes para a prestação de um atendimento mais aprimorado.

O Samu atende todo o município de Belford Roxo e conta com duas viaturas básicas e uma viatura avançada. A equipe total conta com cerca de 40 pessoas, entre elas técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos e condutores socorristas. A diferença entre a viatura básica e avançada, além de depender da ocorrência, se dá pela mão de obra humana. Para a avançada é necessário ter um enfermeiro, um médico e o condutor socorrista. Já a básica basta o técnico em enfermagem e o condutor. O atendimento é feito em residências e vias públicas, prestando serviços de natureza clínica, traumáticas, obstétricas e psiquiátricas.

A parte teórica se desenvolveu com apresentação do material que as ambulâncias oferecem e a parte prática a demonstração do uso correto do mesmo. David Gláucio, enfermeiro pós-graduado em terapia intensiva e emergência, atua há cinco anos na unidade e foi o palestrante do dia. “Estaremos conversando e colocando em prática algumas situações clínicas e traumáticas. O foco principal é o treinamento mesmo. Os assuntos abordados durante o curso serão bem amplos, adaptados e pensados para a necessidade da nossa unidade. Temos uma rotina que na verdade é uma caixinha de surpresas, pois vamos para rua sem saber o que está nos esperando. Então, precisamos estar preparados.”

O condutor socorrista, Alan Francisco, 40 anos, está há oito prestando serviço à unidade e relatou estar com a melhor expectativa possível. “É cada vez mais importante aperfeiçoar o conhecimento que já temos, além de sempre aprendermos algo novo”, comentou.

Cassio Brayner, diretor da unidade, é um dos idealizadores do curso, destacando a importância do treinamento. “Eu e David pensamos nesse curso de educação continuada para qualificar mais nossa equipe. O saber nunca é demais quando tratamos de vidas e salvamento delas”, enfatizou.

Veja também

Restaurante do Povo de Belford Roxo tem cardápio especial de Páscoa

O Restaurante do Povo de Belford Roxo, administrado através da Secretaria Municipal de Assistência Social, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 + quatro =

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
guandemdetay
bangladesh news
sport news