Home / Sem categoria / Belford Roxo discute papel da psicologia no SUAS em encontro técnico

Belford Roxo discute papel da psicologia no SUAS em encontro técnico

A Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Belford Roxo realizou nesta segunda-feira (9) mais um encontro de técnicos do SUAS (Sistema Único de Assistência Social). Dessa vez, o evento, que aconteceu no auditório 2 da Uniabeu, discutiu as contribuições da Psicologia dentro do SUAS. A superintendente de Proteção Social Básica da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, psicóloga, professora e mestre em serviço social, Soraya Cavalcanti, palestrou sobre o assunto para mais de 60 coordenadores, técnicos de referência dos SUAS e os novos servidores (administradores, educadores sociais, cuidador e auxiliar de cuidador e analistas jurídicos). Na semana passada, a secretaria realizou uma capacitação com os novos contratados para que iniciem suas atribuições no setor.

De acordo com o secretário de Assistência Social e Cidadania, Diogo Bastos, o encontro foi alusivo ao dia do Psicólogo (27 de agosto). “Decidimos então discutir o papel e função do profissional de psicologia no SUAS. A Soraya trouxe informações e conscientizou cada profissional que dentro do sistema tem uma função e o conjunto deles é a garantia dos direitos dos usuários. Foi um encontro proveitoso. Com esse desdobramento, iremos amadurecer na cabeça dos nossos profissionais, que cada um tem sua função e importância no SUAS”, destacou Diogo que ainda informou que em 2017, foram realizados encontros por categorias e depois um encontro misto para que os profissionais pudessem entender sua profissão e a execução dela no SUAS.

A superintendente de Proteção Social Básica da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Soraya Cavalcanti, trouxe para o encontro contribuições e desafios do psicólogo no Sistema Único de Assistência Social. “Ainda em comemoração ao mês da psicologia, debatemos a psicologia como ciência para o SUAS”, explicou. A psicóloga começou contando uma breve história da psicologia, desde o seu surgimento no Brasil em 1830 e o seu lugar no SUAS em 2004.

Algumas das contribuições e desafios foram: Participar de projetos, pesquisas e discussões que repensem as práticas nos equipamentos e que colaborem para a superação dos antecedentes históricos da prática socioassistencialistas fortalecendo assim o modelo do SUAS; Intervir por meio da política social nos processos de sofrimentos instalados nas comunidades, nos territórios onde as famílias estabelecem seus laços mais significativos; decodificar o que significam os diferentes níveis de complexidade da proteção social num cenário de intensas desigualdades sociais; Desafio de uma atuação interdisciplinar; Atuar na perspectiva de uma psicologia comprometida com a transformação social; Atuar na perspectiva de valorização da experiência subjetiva do sujeito contribuindo para fazê-lo reconhecer a sua identidade; e muitos outros itens.

Veja também

Prefeitura de Belford Roxo e Firjan Senai Caxias formam 60 alunos de três cursos

Educação que forma e transforma. A Prefeitura de Belford Roxo, através da Secretaria Municipal de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze + 1 =

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
guandemdetay
bangladesh news
sport news