Home / Sem categoria / Belford Roxo realiza formação sobre educação de surdos para professores da rede

Belford Roxo realiza formação sobre educação de surdos para professores da rede

A Secretaria de Educação de Belford Roxo realizou na última quinta-feira (18), uma formação continuada para os profissionais da rede municipal de ensino com o tema “Educação de Surdo”. Mais de 100 professores de classes substitutiva, do ensino regular, especialistas e diretores assistiram a três palestras durante todo o dia no Cederj em alusão ao setembro azul, mês dedicado à educação de surdos se destacando o Dia Nacional dos Surdos (26 de setembro). Atualmente, o município conta com dois polos de educação para surdos: Ciep Constantino Reis (20 alunos) e a Escola Municipal Belford Roxo (12 alunos). Todos no turno da manhã. À noite, um aluno frequenta as aulas na Escola Municipal Professor Paris. Todos eles recebem apoio de sete intérpretes.

Para a secretária adjunta de Educação, Eneila Lucas, Belford Roxo avançou muito na questão da educação inclusiva. “Nossa educação sempre teve um olhar diferenciado na educação inclusiva. A intenção é que aconteça essa superação desses alunos que estão nas escolas, nas famílias. A questão social vem batendo e não percebemos, pois não estamos só com as crianças, e sim com as famílias que muitas vezes precisam de ajuda. O secretário Denis Macedo vem colocando uma abertura na questão intersetorial, onde acontece um diálogo com os outros setores para melhor atender aos alunos. A cada momento aprendemos com eles”, ressaltou Eneila.

De acordo com o coordenador da Educação de Surdos, Damião Ferreira, todos os meses são promovidas formações continuadas. Em setembro, aproveitou-se o Dia Nacional do Surdo para o tema ser voltado ao setembro azul. “Eu sou intérprete de libras que atua na sede da Secretaria Municipal de Educação e acompanho os surdos e oriento os profissionais dos polos. Prestamos diversos serviços aos alunos surdos e suas famílias como matrículas, orientação familiar, orientação às escolas, encaminhamento para exame de audiometria, formação de professores e tradução de eventos”, informou Damião, ao lado da chefe da divisão de Educação Especial e Inclusiva, Célia Domingues, e da diretora da Escola Municipal Belford Roxo, Márcia  Ghaigher.

Troca de experiências

Foram ministradas durante o evento três palestras. Paulo José dos Santos é doutorando do Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre em Ensino de História – UFRJ, especialista em história contemporânea – UFF licenciado em História – UERJ e professor de história da rede municipal de Duque de Caxias atendendo alunos surdos. “Trouxe o material do meu mestrado, um caderno de orientações e sugestões para os professores para destacar como é trabalhar com esse público em específico. Acredito que tem que acontecer uma troca de saberes, pois muitos profissionais desenvolvem ótimos materiais para esse público e fica preso somente na sala de aula”, destacou Paulo.

Outra palestra foi ministrada por Roseni Couto, graduada em letras, mestranda em Diversidade e Inclusão pela UFF, pesquisadora da área de letramento e surdez, ensino de português para surdos, desenvolve atendimento de letramento para surdos e intérprete de libras da rede municipal de Belford Roxo, atuando no polo da Escola Municipal Belford Roxo há oito anos. “ Eu desenvolvi uma pesquisa voltada ao ensino da Língua Portuguesa para os alunos surdos, pois muitos não foram preparados para usar essa língua como sua materna. É importante que aconteça essa formação para que haja uma troca de experiências e os profissionais possam se ajudar”, disse Roseni,   acrescentando  que muitos alunos regulares tem o interesse em aprender libras.

Para a estimuladora Natasha Santana é muito importante as pessoas saberem libras, pois é um ambiente muito desconhecido em várias escolas. “Palestras assim são essenciais. Isso é bom para estimular até outras crianças a se sentirem confortáveis nas salas de aula. Na unidade em que trabalho não tem alunos surdos, mas eu gosto muito desse ambiente e tenho amigos assim, e é muito bom conviver com eles”, disse Natasha.

Veja também

CRAS Yolanda Costa realiza atividade com crianças

A Secretaria de Assistência Social, Cidadania e da Mulher de Belford Roxo, realizou uma atividade …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 + quatro =

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
guandemdetay
bangladesh news
sport news