Home / Sem categoria / Belford Roxo realiza abertura do Outubro Rosa com palestras na Clínica da Mulher

O mês de outubro chegou e com ele a conscientização do câncer de mama e colo de útero. E a cidade de Belford Roxo realizou a abertura da programação com atividades, eventos e ações referentes ao Outubro Rosa. O evento aconteceu na Clínica da Mulher, que está toda enfeitada para o mês desde pequenos detalhes, como o laço na cor rosa (símbolo do Outubro Rosa) a balões e decorações maiores. Aconteceram quatro palestras de enfermeiras e fisioterapeutas oncológicas e sorteio de duas cestas de guloseimas, enquanto o atendimento na unidade estava sendo realizado normalmente.

O secretário de Saúde, Christian Vieira, percorreu as instalações da unidade e pôde conferir de perto como é realizado o acolhimento as pacientes. “O ano todo é rosa! Estamos com uma programação extensa durante todo o mês com eventos, ações e encontros de conscientização com palestras e tendas falando sobre as especialidades e exames. O prefeito Waguinho (Wagner Carneiro dos Santos) me confiou a missão de tornar a Clínica da Mulher referência no tratamento da mulher. Não faltarão insumos nas outras unidades, mas esta terá um olhar especial”, informou o secretário que esteve acompanhado de sua adjunta Ana Carolina.

À frente da gestão da Clínica da Mulher, a secretária especial de Gestão da Saúde, Tatiana Ervite, vem realizando o trabalho de acolhimento e finalização do atendimento à mulher. Ela destacou que para a mulher, todo dia é dia de se cuidar. “Estamos passando para as mulheres informações, incentivamos a fazer os exames, a começar com o preventivo. Temos diversos serviços e atendimentos focados na saúde da mulher”, destacou Tatiana, ao lado do secretário adjunto de Assistência Social e Cidadania, Diogo Bastos.

O mês de Outubro será recheado de atividades em conscientização ao Câncer de Mama e Colo de Útero. Serão tendas e aulões nos dias 18 (Praça de Heliópolis), 21 (Praça de São Vicente) e 25 (Praça do Wona), a partir das 14h.

ABERTURA

Para realizar palestras na abertura do Outubro Rosa, a enfermeira Raquel Silva, da Divisão de Atenção Integral da Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (DAISMCA), falou sobre o câncer de mama e colo de útero e chamou a atenção para a vacinação contra HPV. “É uma das causas do câncer de colo de útero”, resumiu. A enfermeira da unidade, Gabriela Mariana destacou a importância do autoexame. “São sintomas que podemos detectar em casa e se notarem algum caroço, espinhazinha ou alteração no seio, procurem a unidade de saúde mais próxima para orientações médicas”, informou Gabriela, ao lado das fisioterapeutas oncológicas Tânia Ribeiro e Rose Pertence, que cuidam atualmente de 59 pacientes na Clínica.

Iara Lúcia, 57 anos, faz tratamento há um ano e destacou a evolução da melhora. “Meu braço não esticava. Agora faço de tudo”, concluiu. “Não tive dificuldade no início do tratamento. Estou me recuperando de uma cirurgia que fiz há cinco meses”, arrematou Rozalita Trindade da Silva, 87.

Dilene Faria Meireles, 66, fez mastectomia há oito anos .  “Faço parte das Guerreiras de Belford Roxo. Não foi nada fácil o início, tive algumas dificuldades. Tinha dias que chegava para fazer o tratamento arrasada e outros que não queria sair da cama. As médicas me colocaram para cima”, explicou Dilene.