Home / Sem categoria / Belford Roxo realiza audiência pública para a apresentação do estatuto dos animais

A Secretaria do Meio Ambiente e a Secretaria Especial dos Animais realizaram, nesta segunda-feira (30/09), uma audiência pública para apresentação do estatuto dos animais e das carteirinhas oficiais de protetor dos animais. O evento, realizado na Câmara dos Vereadores de Belford Roxo, contou com a presença, além das Secretarias, da sociedade civil e alguns dos cerca dos 60 protetores de animais do município. Este foi o segundo encontro para debater o conteúdo do documento antes de seguir para a votação na própria Câmara.

O estatuto surgiu da necessidade de legislar e regularizar a proteção aos animais, sendo o objetivo principal garantir a segurança dos pets e também de quem cuida dos mesmos. O município de Belford Roxo é o pioneiro da região metropolitana nesta causa. “O nosso pensamento não é fazer para hoje, é de deixar um legado, pois essa causa envolve muito mais amor e não podemos ficar para trás. Hoje conseguimos ver uma política real em prol da causa dos animais e esse estatuto é o primeiro grande passo”, afirmou a secretária adjunta de proteção aos animais Fernanda Vieira.

O secretário do Meio Ambiente, Flávio Gonçalves, ressaltou a importância da regularização da proteção e defesa aos animais. “É um novo tempo que pensa em tudo. Era uma causa esquecida, e sabemos da representatividade que tem para o município. Recebemos inúmeras denúncias de maus-tratos e outras situações em relação aos animais. A falta de uma legislação específica local nos impede de tomar certas atitudes necessárias. A partir desse marco regulatório, a gente passa a dar dignidade aos animais, dando todo aparato legal que toda política pública pode oferecer a esta causa”, relatou.

Sônia Regina é protetora e está confiante que a mudança trará a ela melhorias. “Ser protetor é uma tarefa difícil e ao mesmo tempo prazerosa. Estou muito orgulhosa por fazer parte disso, e estou esperançosa de que essa mudança irá funcionar e melhorar a vida dos nossos animais”, afirmou.