Home / Sem categoria / Belford Roxo e Inca realizam oficinas sobre vigilância do câncer relacionado ao trabalho

Belford Roxo e Inca realizam oficinas sobre vigilância do câncer relacionado ao trabalho

A Secretaria de Saúde de Belford Roxo, em parceria com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), Fundação do Câncer e o Ministério Público do Trabalho (MPT) realizou a “I Oficina sobre Vigilância do Câncer” relacionado ao Trabalho e ao Ambiente. O município é o terceiro da Baixada Fluminense a receber a oficina dos 12 previstos, a partir de uma reunião do GT (Grupo de Trabalho) da Metro I em Saúde do Trabalhador. A oficina está sendo ministrada pelo INCA com o objetivo de capacitar os profissionais de saúde quanto ao câncer relacionado ao trabalho, dividida em dois dias. As atividades desta quinta-feira (3), foi voltado para profissionais de nível superior (médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, dentistas, psicólogos e outros) e amanhã (4), a oficina continua para os profissionais de nível médio (em especial os agentes de saúde e os guardas de endemias

O secretário de Saúde, Christian Vieira, agradeceu ao Instituto Nacional do Câncer pela parceria. “Estamos atentos à saúde do trabalhador. Até porque esse tipo de doença é silenciosa e quando apresenta sintomas, já está bem avançada. É fundamental prevenir sempre para que mais tarde não ocasione problemas de saúde devido ao ambiente de trabalho. Queremos buscar mais oficinas e treinamentos para capacitar nossos profissionais”, destacou o secretário. O diretor do Departamento de Atenção à Saúde do Trabalhador e Trabalhadora, Wagner Matheus, lembrou da reunião com o GT, órgão aonde não tinham representividade no município de Belford Roxo. “Estive presente na reunião e conseguimos trazer essa oficina do INCA para a cidade. Ainda mais agora em outubro, que é o mês de conscientização e prevenção de um tipo de câncer. Estamos batalhando com as capacitações quanto as fichas de notificação em acidente de trabalho”, resumiu Wagner.  

Representando o INCA, Ubirani Barros Otelo e Bárbara Geraldino ministraram a oficina. Ubirani explicou que o objetivo foi de capacitar os funcionários de saúde para identificar e notificar os casos de câncer relacionados ao trabalho, que muitas vezes passam desapercebidos. “No primeiro dia, voltado para o nível superior, os profissionais receberam uma apresentação de slides e vídeos para dar suporte na hora de fazer a notificação dos casos de câncer relacionados ao trabalho. No segundo dia, é o mesmo conteúdo, de uma forma mais simples e resumida para os de nível médio, pois entendemos que é fundamental que eles estejam sensibilizados e capacitados em reconhecer circunstâncias de exposição desses trabalhadores a esses agentes cancerígenos, além de que a porta de entrada do SUS (Sistema Único de Saúde) é a atenção básica”, informou Ubirani que ficou feliz com a resposta do município quanto à participação na oficina.

Investigação e prevenção

Para a coordenadora do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) de Nova Iguaçu, Paula Almeida, nível regional que abrange sete municípios, todas as doenças do trabalho são importantes, mais a quantidade de notificação do câncer em todo o território nacional é muito baixa, pois a investigação não é feita de forma correta. “A oficina nos oferece o conteúdo e a forma correta de investigar, pois o importante não é saber o que o trabalhador faz agora, mais o que ele já fez anteriormente, todos os locais em que já trabalhou e o que pode estar relacionado ao câncer que ele está desenvolvendo no momento. Temos que estudar o que está acontecendo de errado agora para evitar casos no futuro”, destacou Paula.

O câncer relacionado ao trabalho é aquele em que a exposição a substâncias ou agentes cancerígenos ocorre no ambiente e/ou no processo de trabalho. Umas das formas de sua prevenção é a retirada da substância ou agentes do processo de trabalho, reduzir a sua exposição e desenvolver campanhas educativas. Para isso, o trabalhador precisa questionar as condições em seu ambiente de trabalho, buscar informações sobre as substâncias as quais está em contato direto ou indireto, informar a ocorrência de algum caso de doença e solicitar esclarecimentos do sindicato e dos responsáveis a respeito dos riscos à saúde envolvidas no processo de trabalho.

O câncer representa atualmente a segunda causa de morte no mundo. Sua prevenção pode reduzir a ocorrência em até 30% dos casos e alguns, diretamente relacionados à ocupação, como o mesotelioma (é um tipo de neoplasia que se desenvolve a partir das células do mesotélio – tecido de origem mesodérmica que forma o epitélio que reveste externamente as vísceras), podem ser completamente preveníveis. Os cinco tipos de câncer de maior incidência são: pulmão (1,6 milhão de casos), mama (1,38 milhão), cólon e reto (1,23 milhão), estômago (989 mil) e próstata (903 mil casos). O câncer de pulmão também apresenta a taxa de mortalidade mais alta (19,4 em 100 mil) seguido dos de mama (12,5 em 100 mil), estômago (10,3 em 100 mil), fígado (10 em 100 mil) e cólon e reto (8,2 em 100 mil). De acordo com a Global Cancer Observatory, foram registrados 559.371 casos de câncer em 2018 no Brasil, sendo 278.607 homens de todas as idades e 280.764 mulheres. Desse total, 243.588 vieram a óbito.  

Veja também

Belford Roxo realiza ‘Dia D contra Gripe’ em todas as salas de vacina do município

Belford Roxo segue lutando pela saúde. A Prefeitura de Belford Roxo, através da Secretaria Municipal …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze − 6 =

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
guandemdetay
bangladesh news
sport news