Home / Sem categoria / Prefeitura faz ação em Heliópolis com vacinação antirrábica

Prefeitura faz ação em Heliópolis com vacinação antirrábica

A Prefeitura de Belford Roxo realizou nesta sexta-feira (11-10), na Praça de Heliópolis, uma ação com diversos voltado à causa animal. Quem passou por lá pôde vacinar cães e gatos com a dose da antirrábica, adotar animais, realizar um pré-cadastro para a castração de animais, ter acesso ao Estatuto dos Animais e ainda assistir ao projeto “Contos da Natureza”. A realização foi das Secretarias de Meio Ambiente, Saúde, e Vigilância em Saúde. O grande destaque foi a carreta itinerante “Castramóvel”, que estará realizando a castração em breve em pelo menos dois bairros por mês. A meta inicial é que 200 animais passem pelo procedimento mensalmente.

O secretário de Meio Ambiente, Flávio Gonçalves, afirmou que em breve o Castramóvel estará nas ruas. “Estamos realizando uma espécie de triagem de animais que passam pela nossa médica veterinária para um pré-operatório, onde acontece a primeira análise. Depois, o tutor preenche uma ficha com seus dados e do animal, recebe um protocolo e aguarda o setor entrar em contato para marcar a cirurgia. A carreta ficará pelo menos duas semanas em cada bairro com uma equipe composta por veterinário e auxiliares técnicos. Vamos tentar trazer estagiários e voluntários também. Lembrando que a cidade de Belford Roxo é pioneira no projeto”, destacou Flávio Gonçalves. 

A Secretaria Adjunta de Vigilância em Saúde vem realizando ações de vacinação em diversos pontos da cidade. Ao todo, foram cinco sábados onde foram aplicadas a dose em 16.200 cães e gatos. De acordo com o secretário da pasta, João Paulo Souza, a meta para a ação na Praça de Heliópolis foi de vacinar pelo menos 800 animais. “Daqui pra frente iremos levar a campanha de vacinação para os bairros que ainda não foram atendidos como São Vicente, Wona, Parque Amorim e Lote XV”, resumiu.  “A parceria mostra a união das secretarias. Esse é um serviço fundamental e não é nada barato. O projeto será totalmente gratuito”, acrescentou o secretário de Saúde, Christian Vieira, ao lado de sua adjunta Ana Carolina. 

Diego Coutinho, de 31 anos, se mudou recentemente para Mesquita, mas sua família é toda de Belford Roxo. Ele soube pela internet e por amigos da ação e retornou ao município para vacinar o seu mascote Lordy, de 1 ano. “Essa foi a única vacina que ele não tomou. Amei a ação e que venham muitas outras campanhas de vacinação, pois sempre irei trazer o Lordy para cá”, disse Diego. José Antônio, 52, mora em Heliópolis e levou o Todynho, 13, também para se vacinar. “Soube da ação por um amigo e gostei muito. É sempre bom cuidar da saúde dos nossos animais. E o Castramóvel caiu do céu”, ressaltou. 

Protetores de animais 

A Secretaria de Meio Ambiente já realizou o mapeamento dos protetores municipais, através do registro no site. Assim, eles podem ficar por dentro de todas as ações, eventos e reuniões ligados a causa. Aconteceu também a 1ª Reunião Pública de Protetores, onde os protetores puderam se conhecer e também os projetos, além do debate aberto sobre o Estatuto dos Animais.

Veja também

Ruas do bairro Santa Maria recebem asfalto

Avanços na urbanização. A Prefeitura de Belford Roxo segue contemplando as ruas do bairro de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × dois =

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
guandemdetay
bangladesh news
sport news