Home / Sem categoria / Peça ‘Do Campo à Mesa’ mostra a alunos a importância da biotecnologia

Peça ‘Do Campo à Mesa’ mostra a alunos a importância da biotecnologia

O Ciep Municipalizado Constantino Reis, em Belford Roxo, recebeu nesta quinta-feira (17), o projeto “Diverte Teatro Viajante” com a peça infantil “Do Campo a Mesa”, idealizada pela Ciência Divertida. O espetáculo itinerante conta com a parceria do Ministério da Cidadania e da Bayer. Na unidade, 500 crianças do 1º ao 5º ano de escolaridade assistiram a peça que tem a duração de 60 minutos com o objetivo de passar o conhecimento sobre a biotecnologia na agricultura de uma maneira lúdica e divertida. O projeto começou em maio deste ano e já somou 45 apresentações para cerca de nove mil pessoas de todas as regiões do Brasil.

A Cia Ciência Divertida já tem 10 anos de estrada e a ideia do novo projeto surgiu de dois espetáculos. Um sobre alimentação e o outro sobre a biotecnologia, onde ocorreu a junção deles resultando no projeto. A ideia é transmitir como se pode auxiliar na alimentação e como ter uma boa alimentação. “Eu acredito no teatro com a participação do público, e as crianças interagem, fazendo com que o espetáculo seja feito pelos artistas e pelo público, que sempre é diferente. Acredito ainda que a arte existe também para levar informação Ela auxilia de maneira lúdica na absorção das crianças de uma maneira menos pesada, sendo da linguagem que elas entendam”, destacou o diretor e produtor da Companhia Danilo Miniquelli.

De acordo com o Consultor de Relações com a Comunidade da Bayer, Márcio Hoffmann, o projeto surgiu da parceria com a companhia, Bayer e Ministério da Cidadania e tem como objetivo passar conhecimento de uma forma lúdica e divertida para as crianças. “Conseguimos trazer o projeto pela primeira vez para Belford Roxo para passar essa ideia de como é importante o alimento para a vida das pessoas. Como o projeto diz, daqui a alguns anos a população vai aumentar e teremos mais pessoas para alimentar. E essa é uma das missões da Bayer, alimentar o mundo”, resumiu Márcio.

A secretária executiva de Educação Kézia Macedo explicou que a parceria com a Bayer já vem acontecendo com o projeto Escola Verde, onde acontecem visitas das crianças das escolas da rede ao espaço da Bayer no município às terças-feiras. Lá, elas participam de palestras além de conhecer o local. “Depois de conversar com o Marcio, ele propôs trazer o projeto para Belford Roxo. Este ano conseguimos por um dia, mas ano que vem, a ideia é expandir para atender mais escolas, pois com a forma lúdica cultural a informação chega mais rápido. As crianças saem do padrão de dentro da sala de aula e aprendem de uma maneira diferente”, afirmou Kézia.

A história do espetáculo gira em torno de uma cientista e seu ajudante que viajam do passado para o presente com a missão de pesquisarem sobre o desafio da biotecnologia na agricultura. Os cientistas malucos mostram para as crianças a origem agrícola dos alimentos, como comer de maneira correta e os processos de higienização da comida. Além disso, o espetáculo conta com uma personagem especial: a abelha Jataí, que explica qual é o seu papel na natureza e também da necessidade da preservação de sua espécie.