Home / Sem categoria / Técnicos da Assistência Social se reúnem e debatem preenchimento de Registro Mensal

Técnicos da Assistência Social se reúnem e debatem preenchimento de Registro Mensal

A Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Semasc) de Belford Roxo realizou, no Centro de Referência Especializado de Assistência Social II (CREAS), no bairro Santa Amélia, uma roda de conversa sobre o preenchimento do Registro Mensal de Atendimentos (RMA), que é um sistema onde são anotadas mensalmente as informações relativas aos serviços ofertados e o volume de atendimentos nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e nos Centros de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS. Participaram cerca de 20 técnicos de referência do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

O encontro foi organizado devido a uma demanda de dados que a Vigilância Socioassistencial vem trabalhando e identificou a dificuldade que os técnicos têm no preenchimento do RMA, que é um relatório do Governo Federal.  Atualmente, o município conta com três CREAS, um Centro Pop e 13 CRAS, que atendem, em média, 80 mil famílias.

Segundo o secretário adjunto da Semasc, Diogo Bastos, além dessa dificuldade, não há uma metodologia comum nesse preenchimento. “O objetivo do encontro foi para ajustar essa metodologia de preenchimento que é comum a qualquer equipamento CRAS, pois precisamos que os números estejam mais próximos da realidade. Através desse diagnóstico o gestor municipal consegue fazer seu planejamento e investir os recursos que vêm cofinanciados do Governo Federal”, informou Diogo.

A roda de conversa foi comandada pelo técnico do setor de Vigilância Socioassistencial, Alan Pimenta, que também é pedagogo. Ele lembrou da primeira reunião que fizeram a respeito do RMA. “Aconteceu há quase um ano e uma das coisas que foram pedidas era o estudo do RMA e como os técnicos dos Cras estão preenchendo. Agora estão acontecendo esses encontros separadamente, começando com a Proteção Social Básica”, resumiu Alan, informando que ainda existe um manual de preenchimento do RMA.

De acordo com a coordenadora do Cras II Santa Marta, Daniela Farias da Silva, quem preenche o RMA no seu equipamento são os técnicos e ela revisa. Quando surgem dúvidas, a equipe debate até chegar em um consenso. “O encontro foi bom, pois cada um relatou a forma que é feito em seu equipamento e os pontos que ainda restavam dúvidas foram discutidos mais a fundo. Ficou definido que cada equipamento fará uma reunião com todos os funcionários para maior discussão sobre o assunto e retomaremos em um novo encontro para dar uma resposta à Vigilância Socioassistencial”, disse.

Veja também

Ruas do bairro Santa Maria recebem asfalto

Avanços na urbanização. A Prefeitura de Belford Roxo segue contemplando as ruas do bairro de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um + 2 =

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
guandemdetay
bangladesh news
sport news