Home / Sem categoria / Prefeitura abre vagas em fevereiro para curso gratuito de cuidador de idosos

Prefeitura abre vagas em fevereiro para curso gratuito de cuidador de idosos

A Secretaria de Trabalho de Belford Roxo abrirá, em fevereiro, a segunda turma do curso gratuito de Estimulação dos Idosos para Cuidadores, Familiares e Profissionais, ministrado pela professora Cláudia Hosana. Nesta sexta-feira (24-01), os alunos da primeira turma participaram de uma aula prática de como preparar a comida para as refeições dos idosos.

Cláudia Hosana destacou que o cuidador precisa estimular o apetite do idoso, montando uma mesa atraente.  “É necessário ter toda uma técnica para que o idoso sinta prazer em comer os alimentos. Não pode é, por exemplo, entregar a ele o pão e o café simplesmente. O ideal é montar uma mesa. Nossas aulas são no sentido de mostrar os cuidados necessários com os idosos”, concluiu Cláudia Hosana, destacando que a segunda etapa do curso será a aplicação de jogos estimulativos, como bingo e dominó, por exemplo.

Na aula prática do curso, um grupo montou um café da amanhã de acordo com as necessidades dos idosos. Outros três grupos o almoço, lanche e chá. Frutas, pães, sucos, frango grelhado e ralado, arroz e feijão, por exemplo, se destacaram nas mesas. “O idoso se sente mais feliz vendo que a mesa está montada com diversos tipos de alimentos que ele possa comer com tranquilidade. O mercado de trabalho para cuidador cresce a cada dia. Porém, os que estiverem mais capacitados é que terão sucesso”, finalizou a professora, ao lado da secretária executiva de Trabalho, Clarice Santos.

Trabalhando há sete anos como cuidadora de idosos, Lídia de Barros Mendonça, 54, enfatizou que o curso está acrescentando mais conhecimentos. “Essa parte da comida eu não tinha muita prática. No curso percebi que uma mesa bem montada faz a diferença e pode aumentar o apetite do idoso”, concluiu. “Aprendi a montar a mesa e deixar o idoso bem à vontade para comer o que ele quiser. Temos que colocar amor em tudo que fazemos para que o trabalho seja prazeroso”, completou Tatiani Santos de Azevedo, 37, que já trabalhou um ano como cuidadora.

O secretário adjunto de Trabalho, Adriano Nascimento, acentuou que a professora Cláudia Hosana é especialista no tratamento com idosos, passando assim toda sua experiência para a turma. “O curso é uma oportunidade para abrir as portas do mercado de trabalho. Iremos montar outra turma do curso de cuidador em fevereiro, mas não definimos a data ainda”, resumiu. “Nosso objetivo é fazer com que a população de Belford Roxo se qualifique para disputar vagas de emprego. Oferecemos todas estrutura para que as aulas transcorram da melhor maneira possível”, arrematou o secretário de Trabalho, Álvaro Nuna.

Veja também

CRAS Yolanda Costa realiza atividade com crianças

A Secretaria de Assistência Social, Cidadania e da Mulher de Belford Roxo, realizou uma atividade …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 − 3 =

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
guandemdetay
bangladesh news
sport news