Home / Sem categoria / Prefeitura abre curso de Cuidadora de Idosos para mulheres que utilizam o Centro Especializado

A Prefeitura de Belford Roxo abriu inscrições para o curso de Cuidador de Idosos. Idealizado pela Secretaria da Mulher, as aulas fazem parte do Programa de Qualificação da Mulher, com duração de 180 horas, sendo 100 horas de estágio. Ao todo, o curso conta com 160 alunas, muitas usuárias da Ceambel (Centro Especializado de Atendimento à Mulher). As aulas são ministradas pela enfermeira Sibeli Nascimento todas as sextas-feiras, das 8h às 12h e das 14h às 17h. As inscrições continuam abertas.

De acordo com a secretária municipal da Mulher, Alessandra Batista, a dependência financeira é um dos fatores que impedem o rompimento do ciclo da violência. “Por isso é tão importante essa qualificação para a mulher, pois ela alcança sua autonomia e tem a chance de mudar sua vida, além de serem empoderadas e autônomas da sua realidade para que possam inaugurar um novo ciclo sem a dependência financeira”, explicou Alessandra.

Para a aluna, que também é usuária da Ceambel, Maria Wilmara, o curso é importante para a estabilidade e para as mulheres se prepararem para o mercado de trabalho. “Nos incentiva a sermos independentes. Estou gostando muito. Já aprendi bastante coisa e a professora é muito atenciosa”, disse Maria.

As interessadas em participar do curso ainda podem se inscrever de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Avenida Joaquim da Costa Lima, 2415, bairro Santa Amélia. É preciso ser usuária da Ceambel, referenciada em um Cras, ter o Cadastro Único atualizado, não ter vínculo empregatício, ensino fundamental completo, idade mínima de 18 anos e não ter renda per capita superior a um salário mínimo no grupo familiar. Caso não seja usuária da Ceambel, apresentar o formulário de composição familiar, que pode ser obtivo no Cras onde a mesma é referenciada.