Home / Sem categoria / Funbel forma a primeira turma online do curso de Libras

Funbel forma a primeira turma online do curso de Libras

A Fundação de Desenvolvimento Social de Belford Roxo (Funbel) promoveu a formatura dos 69 alunos que participaram do curso básico de Libras (Língua Brasileira de Sinais) entre os meses de julho e outubro O projeto foi criado em 2019 pela Funbel. O município, que tem mais seis mil surdos, dispõe de uma Central Municipal de Intérpretes de Libras (Cemil).

Andressa Rodrigues Medeiros, 24 anos, que enfrenta a surdez desde criança, destacou que a barreira para estudar e trabalhar pode ser ultrapassada com o apoio da comunidade.  “Eu estou me sentindo muito feliz porque eu quero ver as pessoas se formando. Os alunos precisam aprender Libras, que é uma comunicação muito importante para sociedade, pois ainda existem muitas barreiras”, declarou Andresa.

O estudante de Publicidade Luciano Lira, 24, mora em Nilópolis e demonstra entusiasmo com as práticas do curso, que podem ajudar na área profissional. “Eu tenho interesse em Libras porque estudei na faculdade em uma disciplina eletiva. Hoje eu tenho a oportunidade de conhecer ainda mais. Estou ansioso para iniciar o próximo nível para quem sabe me tornar um intérprete”, comentou Luciano aos risos.

Já a Assistente Social Érica Ramos, 31, acompanhou de perto os desafios nas empresas e percebe a crescente necessidade de profissionais de mercado que entendam sobre o tema. “Eu vejo a necessidade dessa inclusão na minha profissão. No meu trabalho eu não consegui concluir o atendimento por não saber a linguagem. Então, cresceu o interesse por meio da Funbel. Eu vou aprender muito ainda e vou poder ajudar várias pessoas”, afirmou Érica.

Terceira etapa desde 2019

A presidente da Funbel, Clarice Santos, destacou as principais conquistas e o alcance do curso de Libras, que formou os servidores públicos. “Vamos continuar. Já é a terceira etapa desde quando iniciamos em 2019. Antes de começar a pandemia conversamos com o prefeito. Ele criou a lei para atender os surdos e às famílias também e nos forneceu todo o apoio necessário para iniciar o projeto. Já formamos mais de 500 alunos”, conclui Clarice, ao lado do secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Algacir Moulin, e da secretária Especial de Assuntos Pedagógicos, Rosangela Garcia.

As aulas foram ministradas pelo professor Carlos Fidalgo Tils, que há 20 anos atua na área da educação e elaborou o projeto com a presidente da Funbel Clarice Santos. “Esse foi o primeiro grupo online e nós conseguimos nos adaptar às redes sociais. A inclusão de Libras é muito importante para que a pessoa possa aprender e aplicar na sua vida profissional, escola, faculdade, hospitais. Iniciamos o básico e teremos o intermediário passo a passo”, frisou Carlos.

As inscrições para a próxima turma será no dia 11 de novembro, de 8h às 17h, e poderão ser feitas no setor da Cemil, localizada na Funbel, Rua Adélia Sarruf, 39, Areia Branca, Belford Roxo. Documentos necessários: RG, CPF, comprovante de residência e uma foto. (originais e xerox). Em caso de dúvidas ou para obter mais informações, basta entrar em contato com o Whatsapp da Cemil (21)2662-0012.

Veja também

Belford Roxo participa de reunião da Regional de Defesa Civil da Baixada Fluminense

A Secretaria Municipal de Defesa Civil de Belford Roxo participou na quarta-feira (6) de uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + doze =

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
guandemdetay
bangladesh news
sport news