Home / Sem categoria / Belford Roxo combate a evasão escolar

Belford Roxo combate a evasão escolar

Com o intuito de monitorar crianças e adolescentes fora da escola, a Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Semasc) de Belford Roxo, realizou um curso de capacitação de seus técnicos para manusear a plataforma Busca Ativa Escolar Unicef. Além disso, durante o evento, a Secretaria promoveu uma reunião de alinhamento das ações para a execução dos serviços nos equipamentos de proteção social básica e especial para o ano de 2019.

A Busca Ativa Escolar é uma plataforma gratuita para ajudar os municípios a combater a exclusão escolar, desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Instituto TIM. A iniciativa tem o objetivo de apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão.  

O curso foi ministrado por Roberta Castro, da Associação Cidade Escola Aprendiz.  Segundo ela, por meio da Busca Ativa Escolar, municípios e estados terão dados concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a inclusão escolar. “Vamos trabalhar com a intersetorialidade.  É importante que outras Secretarias como a de Educação e Saúde, por exemplo, realizem um trabalho e controle das crianças e adolescentes que estão fora da sala de aula. A parceria é importante para o sucesso do programa”, explicou.

A secretária de Assistência Social e Cidadania, Rosana Moura ressaltou a importância da realização de cursos de capacitação para os técnicos. “Desta forma, poderemos atender da melhor forma possível os nossos usuários”, enfatizou.  O secretário adjunto da pasta, Diogo Bastos, disse que o projeto visa fazer o acompanhamento das crianças e adolescentes que estão fora da escola. “A nossa intenção é trabalhar em conjunto e combater a evasão”, frisou, ao lado do secretário adjunto, Diogo Bastos.

Dados

A obrigatoriedade é manter crianças e adolescentes na escola entre 4 e 17 anos.  Em Belford Roxo, de acordo com o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, 9.757 crianças estão fora da escola, mas segundo Roberta Castro, da Associação Cidade Escola Aprendiz, que presta consultoria para o projeto, este número pode ter diminuído ao longo dos tempos por causa das políticas públicas adotadas no município. A Busca Ativa Escolar em Belford Roxo será desenvolvida em parceria pela Unicef, Secretarias de Assistência Social e Cidadania, de Educação, Saúde e Segurança Pública. Problemas sociais, de saúde, de família, podem provocar a evasão escolar.

Veja também

Instituto Vini Jr., Bayer e Prefeitura de Belford Roxo inauguram CTs Base em três escolas

Na última sexta-feira (1), representantes do Instituto Vini Jr. e da Bayer inauguraram três Centros …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × dois =

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
guandemdetay
bangladesh news
sport news