Home / Plano Diretor / O que é plano de mobilidade urbana

O que é plano de mobilidade urbana

A Lei Federal 12.587/2012, conhecida como Lei da Mobilidade Urbana, determina aos municípios a tarefa de planejar e executar a Política Nacional de Mobilidade Urbana, que tem por objetivo atender a determinação constitucional de promover o desenvolvimento planejado das cidades, no que diz respeito ao deslocamento de sua população e de bens e serviços dentro do espaço urbano, o que inclui os sistemas viário (ruas) e transportes (púbicos e privados), entre outros. O planejamento urbano já havia sido estabelecido como diretriz, anteriormente, pelo Estatuto da Cidade (Lei Federal 10.257/2001)

A mobilidade urbana é uma das prioridades da pauta de planejamento das cidades modernas. Os gestores públicos precisam enfrentar o desafio de apresentar soluções para a circulação de novos veículos que, a cada ano, passam a trafegar pelas vias urbanas do país – que possui hoje uma frota de 75 milhões de unidades. A gestão da mobilidade urbana é fundamental para o crescimento sustentável das cidades brasileiras e o transporte, em especial o público, é um importante instrumento de direcionamento do desenvolvimento urbano. Sistemas integrados e sustentáveis garantem o acesso pleno dos cidadãos a todo o espaço urbano e proporcionam qualidade de vida e desenvolvimento econômico.

O Plano de Mobilidade Urbana da Belford Roxo (MOBEL), em atendimento aos preceitos legais devidos, propõe uma série de intervenções e melhorias nos sistemas viário e de transportes do município, não somente levando-se em conta os déficits de investimento em infraestrutura, cronicamente comuns nas prefeituras de um modo geral, mas também em se pensando o futuro da cidade, seus anseios, sua vocação, enfim, seu destino.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
guandemdetay
bangladesh news
sport news