Home / Plano Diretor / O que é plano diretor participativo ?

O que é plano diretor participativo ?

O Plano Diretor Participativo é a principal legislação municipal que orienta o desenvolvimento urbano, sendo definido como um conjunto de normas, elaboradas pelo poder público em parceria com a sociedade, com vistas a promover a cidade desejada e consequente melhoria da qualidade de vida de seus habitantes. Ele organiza o crescimento e o funcionamento do município, com objetivo de garantir a função socioambiental da cidade.
Nele devem estar incluídas, por exemplo, regras de uso do solo, ou seja, o que pode ser construído e que tipos de atividades podem ocorrer em determinadas áreas da cidade. Além disso, deve possuir definições sobre estrutura viária, áreas de preservação ambiental e cultural. A base legal para sua formulação é a Constituição Federal nos Artigos 182 e 183, o Estatuto das Cidades, Lei nº 10.257 de 10 de julho de 2001 e municipalmente, a Lei Orgânica do Município de Belford Roxo.
O Estatuto das Cidades o define em seu Art.40º, como instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana, que deve ser aprovado por lei municipal, sendo parte integrante do processo de planejamento municipal e englobando o território do Município como um todo.
É obrigatório para as cidades com mais de vinte mil habitantes e integrantes de regiões metropolitanas e aglomerações urbanas. Deve ser construído de forma participativa e descentralizado, tendo ao longo do processo a promoção de audiências públicas e debates com a participação da população e de associações representativas dos vários segmentos da sociedade, cabendo ao poder público dar publicidade quanto aos documentos e informações produzidos, permitindo o acesso de qualquer interessado aos mesmos.
Sua Lei municipal deve ser revisada periodicamente, pelo menos a cada 10 (dez) anos pelo Estatuto das Cidades em seu Art.40º §3º e a cada 4 (quatro) anos pela Lei Municipal 082/2007 em seu Art.116º, sendo o Estatuto da Cidade a Lei que normatiza e direciona a formulação do Plano Diretor.
No Plano está o projeto de cidade que queremos. Ele planeja o futuro da cidade decidido por todos. É o Plano Diretor que diz como o Estatuto da Cidade será aplicado em cada município.

O QUE É O ESTATUTO DA CIDADE?
O Estatuto da Cidade é uma lei federal (Lei Federal no 10.257/2001) que diz como deve ser feita a política urbana em todo o país. Seu objetivo é garantir o Direito à Cidade para todos e, para isso, traz algumas regras para se organizar o território do município. É ele que detalha e desenvolve os artigos 182 e 183 do capítulo de política urbana da Constituição Federal.

Estatuto da Cidade – LEI No 10.257, DE 10 DE JULHO DE 2001.

PLANO DIRETOR – LEI COMPLEMENTAR Nº 082/2007

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
guandemdetay
bangladesh news
sport news