Home / Sem categoria / Belford Roxo promove ação para conscientizar sobre a importância de combater a Aids

Belford Roxo promove ação para conscientizar sobre a importância de combater a Aids

A Secretaria de Saúde de Belford Roxo deu início as ações de conscientização ao Dezembro Vermelho. Na última terça-feira (01-12) aconteceu um evento idealizado pelo Programa de IST /AIDS, que é vinculado à Secretaria Executiva de Vigilância Epidemiológica com palestra, distribuição de preservativos e informativos na Policlínica Neuza Brizola (Centro) para alertar aos usuários a importância da prevenção e diagnóstico precoce da Aids e as ISTs (infecções sexualmente transmissíveis). Ainda durante a ação, quem passou por lá pôde fazer o teste rápido para sífilis, HIV, Hepatite B e C. Essa testagem já é oferecida pela unidade às terças e sextas-feiras, das 8h às 12h.

O “Dezembro Vermelho” surgiu em 1987, quando a Assembleia Mundial da Saúde e a Organização das Nações Unidas (ONU) definiram que o dia 1º de dezembro seria o Dia Internacional da Luta Contra a Aids.

O secretário municipal de Saúde, Christian Vieira, salientou a importância do programa de prevenção à Aids e às infecções sexualmente transmissíveis. Ele destacou que o Centro de Atendimento e Controle Epidemiológico (Cace), em Santa Maria, dispõe de profissionais qualificados para o atendimento a pessoas que estão em tratamento. “A prevenção é importante. Na década de 80 a Aids chegou com força total e matou muitas pessoas. Hoje existem remédios que controlam a doença. Mas todos os cuidados são fundamentais”, avaliou.

Preconceito

De acordo com a responsável pelo setor de ISTs da unidade, Jaqueline Shaiane, 150 mil pessoas são portadoras do vírus HIV e não sabem, enquanto 830 mil tem ciência do vírus. “Por isso é necessário que a população se conscientize da importância do diagnóstico precoce. HIV não é sinônimo de morte, tem tratamento. Mas para isso é preciso deixar o preconceito de lado e fazer o teste pelo menos uma vez ao ano”, explicou Jaqueline ao lado do responsável pelo setor de epidemiologia, Rafael Azevedo.

O CACE , localizado na Avenida Estrela Branca, 117, no bairro Santa Maria, é a unidade que realiza tratamento das ISTs, HIV/Aids e Hepatites B e C, com uma equipe multidisciplinar. De acordo com a coordenadora dos programas, Zenaide Cadette, são 3.400 pacientes cadastrados, sendo que 1.500 que tomam medicação.

Renata de Andrade Martins, 38 anos, dona de casa, moradora do Centro, foi até a unidade participar do evento e aproveitou para fazer os testes pela primeira vez. “Ainda existe preconceito e a comunicação é a melhor maneira de prevenção. São muitos mitos ao redor dessas doenças e informar a população nos dias de hoje é importante. Esses testes salvam vidas, pois muitas pessoas têm a doença e trata de maneira errada por falta de informação”, disse Renata.  

Veja também

Belford Roxo participa de reunião da Regional de Defesa Civil da Baixada Fluminense

A Secretaria Municipal de Defesa Civil de Belford Roxo participou na quarta-feira (6) de uma …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 − um =

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
guandemdetay
bangladesh news
sport news