A Prefeitura de Belford Roxo adotou diversas medidas para se prevenir e conter a pandemia do novo corona vírus. A sanitização é uma das armas fundamentais para esse combate. De acordo com o engenheiro da empresa Performa Ambiental, Leonardo Chaves, o início de agosto até o mês de novembro, uma equipe formada por 12 homens, sendo oito pulverizadores que ficam em função dos atomizadores, três aplicadores que ficam no carro-pipa e um encarregado geral, usaram 2.310m³ litros de água e atomizadores, 6.500 litros de hipoclorito de sódio, 6.500 litros de detergente neutro e 70 litros de CB-30 TA Cloreto de Alquil Dimetil Benzil Amônio. Neste mesmo período, foram visitados 1.447 pontos, dentre eles praças, hospitais, ruas, escolas, creches, repartições públicas e muitos outros.
Sanitização é o processo de redução de bactérias e micro-organismos até um nível considerado seguro pelos órgãos de saúde pública. Com a redução drástica de agente patógenos (bactérias, fungos, vírus), o risco de contaminação diminui consideravelmente, tornando aquele espaço muito mais seguros para seres humanos. O processo realizado em prédios públicos e de outras unidades, os agentes utilizam a bomba tipo costal e espalham o produto em todos os compartimentos. Nas praças e em outros locais públicos abertos a operação conta com o apoio de um caminhão que é utilizado para lavar as ruas e calçadas.
O serviço é executado de segunda a sábado, das 8h às 17h. De acordo com o secretário de Saúde, Christian Vieira, a sanitização é mais uma medida para diminuir o impacto do coronavírus. “Esse processo é importante para a redução do risco de contaminação, assim como os testes rápidos de diagnóstico da covid-19 que realizamos de terça a sábado para tratar a população e conter essa pandemia”, explicou o secretário.