Home / Sem categoria / Prefeitura de Belford Roxo vacina 3.165 animais em Nova Aurora

Prefeitura de Belford Roxo vacina 3.165 animais em Nova Aurora

A Secretaria Adjunta de Vigilância em Saúde de Belford Roxo deu continuidade, nesta quarta-feira (27), à Campanha de Vacinação Antirrábica. Desta vez, o bairro escolhido foi Nova Aurora, com cinco locais de imunização. Foram vacinados 3.165 animais, sendo 2.480 cães e 685 gatos.

O secretário João Paulo de Souza explicou que a primeira ação da campanha foi feita em dezembro, na Praça de Heliópolis. “Nova Aurora é o segundo bairro que estamos fazendo a campanha. Vamos avaliar qual será a próxima localidade, pois até o final do ano pretendemos vacinar 65 mil animais. A pandemia deu uma freada, pois não podemos fazer ações do Dia D por causa da aglomeração”, argumentou João Paulo.

A aposentada Carmelita Alves, 76 anos, aproveitou a campanha e levou o cachorro Bial, 7 meses, e a cadela Gabi para se vacinarem na Creche Tia Irene. Ela destacou que ambos animais são da raça poodle. “A oportunidade é excelente, pois a vacina nas clínicas custa muito caro. Peguei os dois para criar e tenho que cuidar bem”, concluiu.

O estudante Matheus Silva, 17, também levou a cadela Cici, 4 meses, para se vacinar. “Tenho mais quatro cachorros e vou trazer para vacinar. Não posso perder a chance”, finalizou.

Raiva

A raiva é uma doença letal transmitida do animal infectado para o homem, já que o vírus fica em grande quantidade na saliva. Para se transmitir a doença, o animal deve ser portador do vírus da raiva, ou seja, não é toda mordida de cão e gato que transmite a raiva. 

A primeira fase da raiva no animal dura de um a quatro dias e apresenta as seguintes alterações no cão: excitação, agressividade, medo, depressão, ansiedade e demência.

Após a fase furiosa, tem início a chamada “raiva paralítica”, na qual se acentuam os sintomas neurológicos, como: dificuldade de engolir, dificuldade de engolir; salivação; falta de coordenação dos membros e paralisia. A raiva evolui muito rapidamente. Quando chega à segunda fase, o cachorro geralmente morre em 48 horas.

Veja também

Funbel forma 25 alunos no curso de Libras em Belford Roxo

Conhecimento e inclusão. A Prefeitura de Belford Roxo, por meio da Fundação de Desenvolvimento Social …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze + 18 =

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
guandemdetay
bangladesh news
sport news