Home / Sem categoria / Belford Roxo é a segunda cidade do Brasil com menos mortalidade causada pela Covid-19

Belford Roxo é a segunda cidade do Brasil com menos mortalidade causada pela Covid-19

No início da pandemia, em março de 2020, Belford Roxo já estava com sua rede de saúde estruturada para qualquer eventualidade. O Hospital Municipal, a UPA do Bom Pastor, a Unidade Mista do Lote XV, as Unidades de Saúde da Família e as Unidades Básicas de Saúde se prepararam para receber as demandas referentes à Covid-19. Tanto investimento e cuidado deu certo: uma pesquisa da consultoria Macroplan coloca Belford Roxo como a segunda cidade – entre as 100 principais do Brasil – que mais salva vidas na pandemia. Na pesquisa de março, o município estava em quarto e, no final de maio, em terceiro. No Estado do Rio, o município, que já vacinou mais de 100 mil pessoas contra a Covid-19, está em primeiro lugar.

Na pesquisa, Belford Roxo perde apenas para Petrolina, em Pernambuco, mas ganha de cidades como Curitiba (PR) e Santos (SP). No Estado do Rio de Janeiro, Belford Roxo supera Duque de Caxias (5º lugar), Nova Iguaçu (15º), São João de Meriti (25º), Campos (54º), Niterói (88º), Petrópolis (91º) e o município do Rio (94º). “Ser a cidade que mais salva vidas no Rio de Janeiro me enche de orgulho. Mas essa estrutura não foi construída da noite para o dia. Quando assumi o primeiro mandato, em 2017, as unidades de saúde do município estavam fechadas. Começamos praticamente do zero a reformar as unidades, além de construir outras em bairros onde a saúde não existia. Como prefeito, tenho de zelar pela população. Creio que na questão da saúde o município avançou muito. A prova disso é este resultado da pesquisa, pois estamos à frente de grandes cidades do Brasil”, argumentou o prefeito Wagner dos Santos Carneiro, o Waguinho.

Centro Avançado

O prefeito destacou que além das unidades do município, a rede dispõe ainda do apoio do Hospital Fluminense, que é 100% conveniado com o SUS. A rede conta ainda com o Centro Avançado de Acolhimento Multidisciplinar Pós-Alta Hospitalar, no bairro Xavantes, totalmente utilizado pelos pacientes que se recuperam da Covid-19.

Na avaliação do secretário municipal de Saúde, Cristhian Vieira, os resultados são frutos de um trabalho feito a médio prazo. Segundo ele, em 2017, a Saúde de Belford Roxo estava em precário estado. “Nada funcionava. Remontamos toda a rede e nos capacitamos para enfrentar essa pandemia do coronavírus. Fizemos sanitização em todos os bairros, distribuímos máscaras à população e aos profissionais de saúde, além de fazermos mais de 20 mil tomografias e mais de 100 mil testes rápidos de Covid-19. Além disso, aumentamos o ritmo de vacinação. Trabalhamos desde 2017 e os resultados surgiram. Muito me alegra Belford Roxo ser a primeira cidade no Estado do Rio de Janeiro que mais salva vidas”, resumiu o secretário.

Veja também

Belford Roxo participa de reunião da Regional de Defesa Civil da Baixada Fluminense

A Secretaria Municipal de Defesa Civil de Belford Roxo participou na quarta-feira (6) de uma …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 + dezoito =

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
guandemdetay
bangladesh news
sport news