Home / Sem categoria / Programa do Artesão entrega 35 carteiras a profissionais de Belford Roxo

Programa do Artesão entrega 35 carteiras a profissionais de Belford Roxo

A Secretaria de Estado de Turismo entregou na última sexta-feira (11-06), a Carteira Nacional do Artesão a 35 profissionais de Belford Roxo, através do Programa Estadual de Artesanato. A solenidade, realizada na Câmara Municipal, contou com a presença da deputada federal Daniela do Waguinho. O documento reconhece o trabalho profissional dos inscritos, reconhece o empreendedorismo local e dá acesso às políticas públicas voltadas para o grupo. 

De acordo com o secretário municipal de Trabalho e Economia Solidária, Sérgio Lins, o objetivo do setor é cuidar das pessoas. “Com isso, vem a preocupação em colocar pessoas no mercado de trabalho para terem suas rendas. Essa carteira do artesão, além de proporcionar reconhecimento, dá diversos benefícios, como comprar seus insumos com desconto e facilitar ainda mais seu trabalho”, destacou Sérgio.  

“O turismo não acontece sem o artesão e vice-versa”, afirmou o subsecretário estadual de Turismo, Gerciano de Lima Luz, durante o evento enquanto comentava sobre testemunhos de artesãos que saíram da depressão confeccionando. “Quando eles estão produzindo, colocam o sentimento em cada peça. Com a carteira do artesão e parcerias, os profissionais conseguem obter microcrédito, poderão expor e comercializar os produtos em lojas itinerantes e comprar material a preço de atacado nas lojas Caçula”, informou Gerciano, que ainda explicou que o cadastro para a carteira é feito de maneira virtual devido a pandemia. 

Reconhecimento da profissão

Filha de artesã, a deputada Daniela do Waguinho relembrou a época em que era adolescente e via a mãe confeccionar produtos para ajudar na renda de casa. “Mesmo assim, minha mãe não era reconhecida profissionalmente mesmo fazendo as peças e ganhando dinheiro. Em 2018, quando recebeu sua carteira do artesão, ficou toda feliz. Já participei de muitos eventos de economia solidária e posso contribuir e ajudar através do meu mandato”, ressaltou a deputada. 

Primeira a receber a carteira, Geane Paula da Cunha Gaia, 44 anos, moradora do Centro do município, ficou desempregada há 10 anos e viu no artesanato uma forma de renda. “Comecei com EVA (borracha não-tóxica) e depois confeccionei laços. Já fiz até material para a Associação de Mulheres Empreendedoras do Rio. Estou muito feliz com a carteira e me sinto valorizada pelo meu trabalho”, disse Geane. Já Natalice dos Santos, 64, que mora em Santa Maria, começou a fazer produtos depois que o marido ficou desempregado e precisavam sustentar a casa. “A partir disso nunca mais parei, por prazer e também para ocupar minha cabeça. Eu tive câncer e precisei retirar mama. Depois de dois anos de operada estou muito bem fazendo minhas peças e pintando”, finalizou Natalice.

Participaram também do evento a secretária nacional do Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o presidente do Fórum das Secretarias de Trabalho da Baixada Fluminense e secretário de Trabalho de Nilópolis, Eduardo Amorim, Coronel Ivan Mendes, a coordenadora municipal do ODS Mesquita, Jurema Barata e a subsecretária municipal da Mulher, Cristiane Guedes.

Veja também

Belford Roxo participa de reunião da Regional de Defesa Civil da Baixada Fluminense

A Secretaria Municipal de Defesa Civil de Belford Roxo participou na quarta-feira (6) de uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − 7 =

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
guandemdetay
bangladesh news
sport news