Home / Sem categoria / Prefeitura faz capacitação para estimuladores e professores da educação infantil e especial

Prefeitura faz capacitação para estimuladores e professores da educação infantil e especial

A Secretaria de Educação de Belford Roxo deu início nesta terça-feira (09-08) à capacitação Defesa da Vida para professores e estimuladores da educação infantil e especial da rede de ensino. O encontro está acontecendo na Escola Municipal Belford Roxo e, ao todo, vai contar com cerca de 1.500 profissionais de mais de 100 unidades escolares. O treinamento está fundamentado na Lei 13.722 de 2018 (Lei Lucas), que torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros para professores e funcionários de estabelecimentos de ensino público e privado de educação básica. A iniciativa é uma parceria com as Secretarias de Defesa Civil, de Saúde (Samu), Guarda Municipal e o Corpo de Bombeiros.

O secretário de Educação, Denis Macedo, fez uma analogia sobre os ensinamentos da capacitação com a utilização do cinto de segurança dentro de um carro. “Se for necessário, ele está lá para ser usado e preservar a vida. E assim será com os primeiros socorros. Vocês lidam todos os dias com crianças que são os tesouros das famílias, principalmente as mais novas e especiais. Mas com o trabalho em conjunto e esses ensinamentos saberão como agir. E todos serão certificados pelos profissionais preparados que ministraram o treinamento hoje”, disse Denis, observado pela secretária especial de Assuntos Pedagógicos, Rosângela Garcia.

 Lembrando da parceria no início do ano com a capacitação para os vigias e inspetores de disciplina para o projeto Escola Segura, o secretário de Defesa Civil, Alberto Vieira, desejou uma boa capacitação a todos os profissionais. “Estamos cumprindo a lei e prevenindo caso os alunos necessitem de primeiros socorros”, resumiu o secretário, ao lado do diretor de Urgência e Emergência da Samu, André Ronaldo. “Eu sou pai e confio a minha vida na mão de vocês, por isso sei a importância de cada um aqui”, acrescentou.

 Manobras de respiração

Os sargentos Elisangela e Adonis do Corpo de Bombeiros ministraram toda a capacitação com bonecos e demonstrações de manobras de respiração. “Estamos felizes em passar conhecimento para que vocês (estimuladores e professores) possam estar aptos a salvarem vidas nas escolas. Esse projeto foi bem elaborado e vamos colocar em prática e aprender bastante para comprovar que vocês podem sim fazer o melhor pelos alunos”, destacou Elisangela. Para qualquer emergência disque 192 do Samu ou 193 para o Corpo de Bombeiros.

A estimuladora da Creche Municipal Jorge Victor de Almeida, Juliana Germano, 35 anos, levou seu filho Leonardo Lima, 5, que estuda na mesma unidade para a capacitação. Juntos, eles prestaram atenção em cada ensinamento passado. “Essa é a segunda vez que estou fazendo um curso desses, porque capacitar nunca é demais. Como estimuladora acho importante, pois temos acesso direto à criança e na escola não temos um profissional da saúde. E até chamarmos o socorro, a criança pode ir a óbito. Aprendendo essas noções, podemos prestar os primeiros socorros. Já como mãe, sinto uma grande segurança. Nem sempre conseguimos fazer contato de imediato ou levar a criança ao hospital. Com os profissionais capacitados, eu fico mais tranquila”, afirmou Juliana.

Veja também

Belford Roxo participa de reunião da Regional de Defesa Civil da Baixada Fluminense

A Secretaria Municipal de Defesa Civil de Belford Roxo participou na quarta-feira (6) de uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito − três =

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
guandemdetay
bangladesh news
sport news