Escola e família precisam caminhar juntas na formação da criança e do jovem. Para isso, a equipe pedagógica da Escola Municipal Waldemiro José Pereira, bairro Shangrilá, em Belford Roxo, criou o projeto Escola de Pais, a partir de alguns dados de negligência por parte da família, casos de abandono, falta de cuidado com a saúde e alimentação, higiene pessoal, atendimento psicológico e outros fatores. O projeto, que teve sua aula inaugural essa semana com 25 famílias selecionadas, consiste em quatro encontros, todas às terças-feiras, com o objetivo de aproximar pais e alunos no ambiente escolar e em casa. O primeiro tema foi “O que é a escola?”. A unidade ainda falará sobre o que é família, o que são valores e a função do Estado.
Representando a Secretaria de Educação, a secretária Especial de Assuntos Pedagógicos, Rosângela Garcia, foi convidada para a aula inaugural. “Ficamos felizes com essa iniciativa da unidade em trazer pais e alunos para participar do ambiente escolar. Após a busca ativa feita pela equipe da escola, foi constatado a ausência de alguns alunos, principalmente depois da pandemia. Esse trabalho está sendo realizado para que os pais e responsáveis possam firmar essa parceria com a escola para entenderem o desenvolvimento da criança e escolar”, disse Rosângela.
De acordo com o diretor da unidade, Haroldo Argolo, há algum tempo, a equipe pedagógica vem percebendo a necessidade de estreitar laços entre a comunidade escolar e a família. “Encontramos muita dificuldade devido a uma série de entraves que acontecem. Pensamos nesses temas para ser os norteadores e em cada encontro teremos um facilitador. Entendemos também que a criança passa mais tempo em casa, por isso o complemento, apoio e suporte também precisam vir das famílias. Queremos dar continuidade ao projeto com novos temas e turmas. A escola precisa da família para ser completa e desenvolver um trabalho efetivo”, explicou o diretor.
Interação importante
Para falar sobre o primeiro tema “O que é a escola?”, o orientador educacional Ubirajara Cunha foi convidado para comandar a dinâmica. “É de suma importância para que a gente tenha esse contato com os pais e comunidade, pois quem ensina a eles a ser pais e criar os filhos? Isso não tem em livros e é legal trocar essa ideia com eles. Vim dividir o que sei de escola nesses 27 anos de orientação no município. O objetivo principal é refletir sobre o que é escola, em forma de bate-papo e dentro dessa perspectiva fazer uma dinâmica para mostrar a importância de termos esse relacionamento escola e família”, destacou.
Moradora do bairro São Francisco de Assis, Jaqueline Maria de Oliveira, 40 anos, gostou da iniciativa da escola. “Estamos apoiando e vai ser bom para os nossos filhos. Estou animada para os próximos encontros e ficar sabendo o que acontece com nossos filhos nas salas de aula. Aprendi e gostei de saber de muitas coisas, como a importância de usar o uniforme”, disse.