Home / Sem categoria / Prefeitura realiza capacitação em epidemiologia

Prefeitura realiza capacitação em epidemiologia

A Prefeitura de Belford Roxo, através da Secretaria Executiva de Vigilância Epidemiológica/CIEVS (Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde) realizou a certificação da capacitação EpiSUS, que é um programa de treinamento em epidemiologia aplicada aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). O curso aconteceu toda quarta e sexta-feira da segunda semana de cada mês desde março de 2022, exceto abril devido às fortes chuvas. O público alvo eram os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os núcleos de vigilância hospitalar. O evento contou com a participação do superintendente de Vigilância em Saúde Epidemiológica, Rafael Felisberto.

Durante a capacitação foram abordados os seguintes temas: apresentação do CIEVS e introdução a investigação de surto; palestra sobre as violências e apresentação da ficha de notificação; apresentação dos 10 passos da investigação de surto e sobre a investigação de óbito de mulheres em idade fértil; apresentação do agravo de Monkeypox e palestra sobre tuberculose;  apresentação da construção do diagrama de Ishikawa para mapear e identificar as dificuldades e problemas para a realização do fluxograma das notificações compulsórias das doenças e agravos; atualização das doenças emergentes que estão retornando ao cenário nacional/A importância da vacinação.

A capacitação contou com a Nívea Luciana, do Programa de tuberculose, Maria Cristina, do Programa de Violências, Katia Cilene Ferreira, que é coordenadora do Cievs e falou sobre a investigação dos óbitos de mulheres em idade fértil e também sobre as doenças emergentes. A epidemiologista Claudia Teixeira Cunha, que estuda a distribuição e a frequência dos agravos e problemas de saúde pública em populações, falou sobre os surtos de doenças, 10 passos da investigação de um surto, emergência em saúde pública – Monkeypox e a importância das notificações compulsórias dos agravos em tempo oportuno.

“Como o público-alvo são esses profissionais que estão trabalhando no território próximo da população, conseguem detectar e verificar um problema de saúde mais rápido em sua localidade de abrangência. O meu objetivo principal foi sensibilizar esses profissionais para estarem atentos às doenças que são de notificação compulsória e que notifiquem em tempo oportuno.  A Vigilância Epidemiológica/ CiEVS precisa dar uma resposta rápida à população, assim, interrompendo a cadeia de transmissão de um determinado agravo. Trabalhamos com informações para planejarmos ações de prevenção e promoção da saúde. E os ACS são os profissionais que conseguem essas informações direto com a população”, explicou Claudia.

Veja também

Belford Roxo participa de reunião da Regional de Defesa Civil da Baixada Fluminense

A Secretaria Municipal de Defesa Civil de Belford Roxo participou na quarta-feira (6) de uma …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 + dezenove =

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
guandemdetay
bangladesh news
sport news