Home / Sem categoria / Belford Roxo alerta sobre a prevenção contra hanseníase

Belford Roxo alerta sobre a prevenção contra hanseníase

Identificar, tratar e curar. A Secretaria de Saúde de Belford Roxo, através da Secretaria Executiva de Vigilância Epidemiológica, realizou uma ação de combate à Hanseníase, na Praça Eliaquim Batista. O evento faz parte da campanha “Janeiro Roxo”, no mês dedicado a conscientização sobre a doença crônica e transmissível, também conhecida como lepra.

Com uma tenda instalada no centro de Belford Roxo, a equipe de Saúde atendeu à população com atendimento de especialista, orientações e rodas de conversas. Durante a ação foram realizados testes de sensibilidade e encaminhamentos para unidades de saúde mais próximas.

O secretário municipal de Saúde, Christian Vieira, destacou a importância do Programa de Controle da Hanseníase para evitar que a doença se espalhe. “A atuação dos profissionais é fundamental para evitar também que as pessoas abandonem o tratamento”, concluiu.

A responsável técnica pelo Programa Municipal de Controle da Hanseníase, a médica Marinéia de Sousa Moreira, especialista no tratamento da hanseníase no município, esteve presente na ação para realizar o atendimento primário. “É importante lembrar que o Brasil é o segundo país do mundo em casos de hanseníase, ou seja, precisamos dar visibilidade e promover ações para evitar novos casos, além de orientar nossa comunidade”, frisou. “Manchas na pele, dormência e formigamento nos membros, caroços e inchaços nas mãos, pés e articulações são alguns dos sinais e sintomas. Os exames de diagnóstico precoce são fundamentais”, completou Marinéia, que também coordenará ações especiais nas unidades de ensino e de saúde durante o ano no município.

Mancha na pele

A farmacêutica e moradora do bairro Andrade Araújo, Thais Ferreira, 30 anos, visitou a tenda para receber orientações sobre uma mancha na pele. “Essa ação é de extrema importância no município. Fico feliz de ter acesso a uma consulta prática e gratuita com uma especialista, tirei todas as minhas dúvidas”, ressaltou. “Estava passando pela praça e aproveitei para analisar um sinal no nariz. Minha mãe tinha hanseníase, acompanhei todo o processo de cura no tratamento. Precisamos aproveitar essas ações e buscar ajuda profissional”, acrescentou a costureira e moradora do Centro, Cristina Maria, 52 anos.

Estiveram presentes também membros do Morhan (Movimento de Reintegração de Pessoas Afligidas pela Hanseníase), representados por Brenda Menezes. O Dia Mundial de Combate à Hanseníase será comemorado no último domingo do mês de janeiro (31/01).

Veja também

Belford Roxo participa de reunião da Regional de Defesa Civil da Baixada Fluminense

A Secretaria Municipal de Defesa Civil de Belford Roxo participou na quarta-feira (6) de uma …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × quatro =

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
guandemdetay
bangladesh news
sport news