Home / Sem categoria / Belford Roxo celebra Dia Mundial do Autismo com caminhada de conscientização

Belford Roxo celebra Dia Mundial do Autismo com caminhada de conscientização

Mais informação, menos preconceito. A Prefeitura de Belford Roxo, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na quinta-feira (13-04) a 1ª Caminhada da Conscientização do Autismo, na Vila Olímpica. O evento reuniu pais, filhos e profissionais da saúde e educação no município para celebrar o Dia Mundial do Autismo, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) no dia 02 de abril de 2017.

O espaço contou com três tendas que se complementaram no evento. Uma delas mostrou os projetos de lei e legislação sobre o autismo, outra apresentou questões sobre autismo, puberdade e saúde bucal, e o terceiro ambiente com um painel temático para o público criar conteúdo e registrar o evento. Todo o local foi decorado com balões azuis, e em frente das tendas foram realizadas diversas atividades educativas, sensoriais, lúdicas, musicais e motoras. Pais, filhos e profissionais envolvidos levaram faixas e cartazes sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O secretário municipal de Saúde, Flávio Gonçalves, destacou a importância do evento. “Estamos promovendo ações no mês azul em alusão ao TEA, para conscientizar, ensinar e buscar melhorias para a saúde das crianças autistas e suas famílias”, frisou. “Seguiremos capacitando os profissionais e pais para que a integração seja feita com sucesso, oferecendo qualidade de vida com um atendimento acolhedor e inclusivo”, finalizou Flávio.

A psicóloga do Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSI) de Belford Roxo, Kátia Rosa, foi uma das responsáveis pela organização. “Nosso intuito é de propagar e dar visibilidade ao movimento, conscientizando e apresentando detalhadamente a complexidade do tratamento vitalício dos indivíduos com autismo”, comentou. “Lidamos diariamente com a diversidade do autismo e precisamos levar conhecimento, reconhecimento, respeito e inclusão para todos”, completou Kátia.

Preconceito e falta de informação

A moradora do Barro Vermelho, Cristina Ramos, 47 anos, participou da ação com o filho Davi de Oliveira, de 7 anos. “É muito importante prestigiar eventos especiais que ajudam nessa troca de experiências com respeito e apoio. Ainda há muito preconceito e falta de informação sobre os indivíduos com TEA, é preciso continuar a garantir os direitos deles”, afirmou Cristina. 

O morador do Cantão, Rogério Ramos, 42 anos, e o filho Antony Ramos, 7, se divertiram no evento. “Eu só entendi o que era autismo depois que tive o meu filho com TEA. Ele é muito criativo, inventivo e inteligente. Trabalho com carros e todo dia ele me ajuda de alguma forma”, revelou Rogério. “Eu gosto de pintar, brincar e estou me divertindo. Como é bom ser criança”, acrescentou o pequeno Antony durante a realização de uma das atividades lúdicas.

Avanços nos últimos anos

O diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA) depende de uma avaliação técnica e o tratamento é multidisciplinar e deve acompanhar a necessidade de cada paciente. Para os especialistas, quando mais cedo o diagnóstico, melhores são os resultados. “É de extrema importância que o diagnósticos precoce. E muitos avanços aconteceram nos últimos anos. Tanto que, no início das pesquisas, havia uma prevalência de Autismo em meninos. Por isso, o ‘Abril Azul’ (mês de Conscientização do Autismo). Atualmente, há todo um conhecimento sobre o Autismo entre as meninas”, concluiu a diretora municipal da Divisão de Reabilitação da Saúde, Lidiane Sagawe Lidiane Sagawe.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma em cada 44 pessoas tem algum grau de autismo. O autismo é caracterizado principalmente por dificuldades no desenvolvimento da comunicação e na interação social.

Estiveram presentes também, a secretaria municipal de Assistência Social, Cidadania, da Mulher e do Combate à Fome, Brenda Carneiro, o secretário municipal de Esporte e Lazer, Bruno Nunes, e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Davi Calado.

Veja também

Belford Roxo participa de reunião da Regional de Defesa Civil da Baixada Fluminense

A Secretaria Municipal de Defesa Civil de Belford Roxo participou na quarta-feira (6) de uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove + três =

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
guandemdetay
bangladesh news
sport news