Home / Sem categoria / Educadores de trânsito de Belford Roxo participam de capacitação com o Detran

Educadores de trânsito de Belford Roxo participam de capacitação com o Detran

Protegendo vidas. Na manhã de sexta-feira (02-06), o Detran-RJ promoveu uma capacitação para educadores de trânsito no CIEP Casemiro Meirelles, em parceria com as secretarias municipais de Educação e de Trânsito de Belford Roxo. A ação faz parte das celebrações do Maio Amarelo, movimento internacional de conscientização para redução dos acidentes de trânsito.

Instrutores, educadores, professores e agentes de trânsito estiveram presentes no encontro para trocar ideias, compartilhar experiências e ações educativas. Com o objetivo de formar multiplicadores em educação para o trânsito e ampliar a conscientização sobre o tema. Foram distribuídos diversos materiais didáticos para os educadores da rede municipal de ensino lecionarem noções e orientações de trânsito nas salas de leitura.

O secretário municipal de Educação, Denis Macedo, afirmou que ações integradas fazem a diferença para conscientizar os alunos. “A educação é fundamental para despertar a atenção das crianças e destacar a importância da segurança viária de forma lúdica”, frisou. “Nosso maior objetivo é formar cidadãos que respeitem as regras, para preservar vidas e reduzir os acidentes de trânsito”, completou o secretário municipal de Trânsito, Marcelo Machado.

Trabalhos escolares

A palestrante do Centro de Apoio Pedagógico da Coordenadoria de Educação para o Trânsito do Detran RJ, Enza Taddei, liderou a equipe técnica responsável pela ação educativa. “Todos nós somos parte do trânsito e a comunidade escolar precisa estar envolvida para agir de forma responsável em relação a segurança de todos”, pontuou. “Estamos fomentando também a realização de projetos e trabalhos escolares referentes ao tema para termos eventos de culminância que marquem esse ciclo de aprendizagem”, concluiu Enza.

A professora da sala de leitura da escola municipal Manoel Gomes, Gleice Queli Cestaro, ficou empolgada ao receber o material didático. “É essencial abordar esse tema com as crianças para que elas cresçam protegidas e entendendo noções de trânsito que salvam vidas”, comentou. “Gostei demais do material que retrata cenários reais do trânsito. É importante usar o lúdico e a criatividade para ensinar. Vamos acolher esse projeto nas aulas”, acrescentou Luciana Souza, professora da creche municipal Amor e Esperança.