Home / Sem categoria / Juíza e desembargador palestram em Belford Roxo sobre o combate ao Trabalho Infantil

Juíza e desembargador palestram em Belford Roxo sobre o combate ao Trabalho Infantil

Assistentes Sociais, psicólogos e educadores de Belford Roxo, participaram de uma palestra sobre o Combate ao Trabalho Infantil: Mitos e Verdades, promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania, da Mulher e do Combate à Fome  (Semascmcf), através da Gestão de Proteção Social Especial. O evento lotou o auditório do Teatro da Cidade, no Bairro Piam. O desembargador do Trabalho do TRT/RJ e Gestor Local do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem, José Luiz Campos Xavier, e a juíza Joana Guerreiro palestraram sobre o assunto.

            Durante a palestra, a juíza defendeu a prevenção como principal forma de combater a prática de explorar crianças, menores de 14 anos, em empregos. “O trabalho infantil impede que a criança se desenvolva. Muitas deixam de estudar e outras não têm bom rendimento escolar”, disse a juíza.

Dois milhões de crianças exploradas no Brasil

            A magistrada destacou dados da Organização Internacional de Trabalho (OIT).  De acordo com o órgão, 152 milhões de crianças são exploradas em todo o mundo. “A situação no Brasil não é nada boa. Desse número, apontado pela OIT, dois milhões de crianças exploradas no trabalho infantil, estão no nosso país”, lamentou a juíza.

            Atuando desde 2017 como Gestor do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem, o desembargador José Luiz Campos Xavier informou que em alguns casos o trabalho infantil é permitido e citou a dramaturgia e o esporte. “É comum crianças atuando em novelas e menores jogando futebol. Nesses casos, a lei permite, pois não há exploração e a fiscalização é rigorosa”, afirmou. “Trabalho infantil ainda é predominante onde há desigualdade social e miséria “, salientou Xavier.

             No final do encontro, a secretária de Assistência Social, Cidadania da Mulher e do Combate à Fome, Tati Ervite, destacou a importância do evento. “A competência dos palestrantes é extremamente valiosa. Foi uma honra e enriquecedor o evento”, assegurou. A Assistente Social e Gestora do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Daniela Farias, saiu satisfeita. “Encontro como este é de suma importância para todos que trabalham, diretamente, com crianças e adolescentes. A erradicação do trabalho infantil deve ser um compromisso de toda sociedade”, resumiu.–

Veja também

Belford Roxo participa de reunião da Regional de Defesa Civil da Baixada Fluminense

A Secretaria Municipal de Defesa Civil de Belford Roxo participou na quarta-feira (6) de uma …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três + 16 =

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
guandemdetay
bangladesh news
sport news