Home / Sem categoria / Secretaria de Esporte e Lazer realiza evento para fechar o Setembro Amarelo

Secretaria de Esporte e Lazer realiza evento para fechar o Setembro Amarelo

A Secretaria de Esporte e Lazer, realizou na Vila Olímpica uma ação em alusão ao encerramento do Setembro Amarelo e a importância de abordar temas que ajudam na conscientização sobre a prevenção ao suicídio.

            A ação contou com a presença de diversos profissionais da área da saúde, atividades físicas, e uma palestra significativa com o psicólogo Irapuã Alves, que abordou temas como: depressão, ansiedade, transtornos mentais, e orientou a quem participou do evento a como identificar os primeiros sinais de depressão. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, anualmente mais de 700 mil pessoas morrem devido ao suicídio.

            O psicólogo falou da importância de se atentar aos primeiros sinais, que são: tristeza, pessimismo, baixa autoestima, que aparecem com frequência no dia adia, e que por muitas vezes não são identificados pela pessoa como depressão. “Conversar com alguém e pedir ajuda é essencial para quem está passando por essa situação. No Brasil, temos o CVV, Centro de Valorização a Vida, que é uma Ong que atua no apoio emocional e na prevenção do suicídio. Pode-se obter ajuda também pelo telefone 188, também por site, e-mail e pessoalmente. Depressão não é frescura. Seja empático com o próximo e respeite a dor do outro,” concluiu Irapuã.

Atividades físicas

            A aposentada e praticante de diversas atividades físicas da Vila Olímpica, Lenir Macedo, 78 anos, agradeceu ao trabalho feito pela Prefeitura. “Eu venho aqui todos os dias e me sinto realizada por ter tantos benefícios oferecidos a população aqui. Só tenho a agradecer,” disse Lenir, após participar de uma aula de pilates com a instrutora Larissa Sousa.

            O secretário de Esporte e Lazer, Bruno Nunes, aproveitou para destacar a importância do exercício físico na vida de todas as pessoas e, principalmente, na de quem está em situação de depressão. A prática regular de exercícios causa uma diminuição dos sintomas, impactando a saúde física e mental. “Nós disponibilizamos para a população de Belford Roxo diversas atividades físicas, tratamento psicológico, assistência de saúde para quem precisar de ajuda nesse sentido. É muito importante inserir a população nesse assunto e a estar atento aos sinais para que um homicídio seja evitado,’’ concluiu Bruno.

            A moradora de São Bernardo, Marinalva de Oliveira, 56, relatou que vem enfrentando problemas de ansiedade e como tem lidado com a situação. Ela relatou a diferença que o exercício físico tem feito em sua vida e que está vendo os resultados no corpo e na mente. ‘’ Administrei meu tempo, incluí a atividade física na minha vida e venho colhendo os frutos de uma rotina mais ativa e saudável,’’ disse Marinalva.

Veja também

Belford Roxo participa de reunião da Regional de Defesa Civil da Baixada Fluminense

A Secretaria Municipal de Defesa Civil de Belford Roxo participou na quarta-feira (6) de uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × quatro =

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
guandemdetay
bangladesh news
sport news