Home / Sem categoria / Belford Roxo encerra Outubro Rosa com êxito

Belford Roxo encerra Outubro Rosa com êxito

O mês da conscientização e da prevenção aos cânceres de mama e de colo do útero mobilizou as equipes das mais diversas unidades de saúde de Belford Roxo. O Outubro Rosa levou médicos, enfermeiros e servidores das áreas técnicas e administrativas, a organizarem eventos e atividades especiais para levar, aos moradores de todas as regiões do Município, informações importantes sobre as doenças oncológicas que mais acometem mulheres em todo o mundo.

                Tanto nas unidades básicas (USF e UBS), quanto nas Policlínicas e Unidades Especializadas, disponibilizaram para a população serviços como: consultas, vacinação, encaminhamento para exames, aferição da pressão, orientação nutricional, acolhimento e apoio psicológico, cadastro e atualização do Cartão do SUS, além de palestras e rodas de conversa enfatizando o autocuidado, o diagnóstico precoce e o tratamento na rede pública de saúde.

                As atividades do Outubro Rosa contaram com o reforço de psicólogos, nutricionistas e assistentes sociais das equipes multidisciplinares da Divisão de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde (e-Multi/Semus). Um exemplo dessa participação aconteceu nos dias 20 e 26, quando a equipe e-Multi/Semus, do programa Estratégias de Saúde da Família (USF/ESF) organizou, nas unidades do bairro Xavantes (Xavantes I – II e III – IV) realizaram uma roda de conversas e palestras para orientar e tirar dúvidas dos moradores sobre o câncer.

Prevenção e diagnóstico

                “Buscando trazer com leveza o que é o câncer de mama e colo uterino. Abordamos a prevenção, o seu diagnóstico, o tratamento para os casos confirmados e a importância da alimentação na prevenção”, pontuou Nívea Zumba, nutricionista e uma das palestrantes da e-Multi/Semus.

                No sábado (28-10), os moradores do Jardim Redentor participaram ativamente da ação do Outubro Rosa na USF Maria Anésia de Araújo Silva, onde foi dada ênfase à esperança na cura e na confiança no diagnóstico precoce. “O câncer não deve ser encarado como doença definitiva, ou como uma ‘sentença de morte’. Existe cura sim. O temos que praticar é o autoconhecimento do corpo, com o autoexame das mamas, fazer os preventivos e confiar na eficiência dos tratamentos indicados”, declarou a Administradora da USF Selma Cruz.

                A festa de encerramento do Outubro Rosa aconteceu na manhã de segunda-feira (30-10), em um evento prestigiado pela primeira-dama e deputada federal Daniela do Waguinho, vice-líder do Governo na Câmara dos Deputados. Ela ratificou seu compromisso com a causa das mulheres do Brasil e o carinho especial pelo Município. “Agradeço a todos que se mobilizaram para que esse momento pudesse acontecer. Costumo dizer que tudo que nos é direcionado para fazer, em qualquer função, quando se coloca amor e comprometimento, sai perfeito. O cuidado com a população é, como diz o slogan, de janeiro a janeiro. E o que é bom tem que continuar”, declarou a deputada durante o discurso que encerrou o Outubro Rosa.

Veja também

Belford Roxo participa de reunião da Regional de Defesa Civil da Baixada Fluminense

A Secretaria Municipal de Defesa Civil de Belford Roxo participou na quarta-feira (6) de uma …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 4 =

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
guandemdetay
bangladesh news
sport news