Home / Sem categoria / Encerramento da formação continuada em Belford Roxo tem palestra de Guga Cidral

Encerramento da formação continuada em Belford Roxo tem palestra de Guga Cidral

 O educador e artista plástico Guga Cidral foi o principal palestrante no encerramento da Semana de Formação de Profissionais da Educação Infantil, destinada a professores que atuam nas salas de aula com alunos de 2 a 5 anos. Guga abordou o tema ““Crianças, Escola e Relações”. No total, 850 profissionais participaram da formação, que começou na terça-feira, na escola Municipal Arthur Araújo Lula da Silva, em Santa Maria.  O evento, realizado nesta sexta-feira (10-05), no Ciep Constantino Reis, em São Bernardo, contou com a participação da primeira-dama e deputada federal Daniela do Waguinho e do secretário de Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Matheus Carneiro.

                Potencializar experiência

O palestrante do evento, Guga Cidral, comentou sobre sua participação. “Tudo que envolve criança é incrível e precisamos potencializar a experiência deles, especialmente durante esse início da jornada acadêmica”, afirmou. “Fui muito bem recebido por todos, espero que os profissionais saiam revigorados e mais inspirados para dar sequência ao trabalho e acolhimento dos alunos”, finalizou Guga.

A palestra de Guga Cidral refletiu sobre a importância do trabalho com crianças, considerando suas infâncias, lembrando que a escola da Educação Infantil é o princípio de toda a educação básica e nela possibilita-se experiências com as crianças que irão potencializar a relação entre as Interações e as brincadeiras na primeira infância e compreensão sobre si mesma e sobre o mundo.

A gestora da escola municipal Pedro Antônio, Luciane Fernandes, relatou sobre o encerramento. “A troca de experiências foi muito interessante, a formação e a palestra enriqueceram o aprendizado”, contou Luciane. “Adorei a semana especial que organizaram para a equipe da rede municipal, foi tudo muito lindo”, acrescentou a gestora da escola municipal Geovanna Vitória, Regina Celina.

Primeira-dama destaca avanços

A deputada federal e a primeira-dama Daniela do Waguinho prestigiou o evento. “Meu coração transborda de alegria em ver como a educação avançou na cidade ao longo de oito anos”, ressaltou. “Estamos colhendo os frutos do Plano Municipal da Primeira Infância como um dos únicos a adotar ações e metas que visam beneficiar o desenvolvimento das crianças de 0 a 6 anos”, completou Daniela, também coordenadora da Frente Parlamentar da Primeira Infância da Região Sudeste. 

O secretário municipal da Educação, Denis Macedo, enfatizou os esforços na área. “Vivemos um momento especial com uma equipe de profissionais dedicados na rede municipal de ensino. Graças a esse trabalho, zeramos a fila de espera das creches”, pontuou, destacando que a educação infantil conta 13.038 alunos, divididos em 34 creches municipais, 14 conveniadas e 32 escolas com a modalidade. “Seguimos modernizando as estruturas físicas das unidades e capacitando as equipes para garantir melhorias contínuas que contemplem os nossos alunos”, complementou o secretário municipal de Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Matheus Carneiro.

Formação teve rodas de conversa e dinâmicas

O curso da formação continuada foi ministrado pela gerente pedagógica da Edições IPDH, Amanda Maia e outras formadoras da equipe que se dividiram em três turmas. A programação contou com rodas de leitura, dinâmicas em grupo, jogos e oficinas, abordando os temas dos livros, como desenvolvimento afetivo, cognitivo e de habilidades socioemocionais. Participaram do curso: gestores, especialistas e professores da educação infantil; professores de sala de recursos e classes especiais.

A formação contou com rodas de conversa sobre diversos assuntos, destacando-se:  Organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil; BNCC (Base Nacional Comum Curricular) da Educação Infantil; Protagonismo Infantil; Literatura na Educação Infantil; abordagens da Educação Especial na perspectiva da inclusão; e implementação de material didático para alunos com deficiência.

O material utilizado na educação infantil é a coleção Descobrir e Aprender para Educação Infantil; Diversamente material para a Sala de Recursos. Ambos da Edições IPDH.

Veja também

Funbel forma 25 alunos no curso de Libras em Belford Roxo

Conhecimento e inclusão. A Prefeitura de Belford Roxo, por meio da Fundação de Desenvolvimento Social …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 − dez =

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
guandemdetay
bangladesh news
sport news