Home / Sem categoria / Belford Roxo realiza Seminário de 34 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente

Belford Roxo realiza Seminário de 34 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente

A Prefeitura de Belford Roxo, através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), realizou nesta sexta-feira (26-07), um Seminário de comemoração dos 34 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), no Teatro da Cidade. O evento celebra essa importante legislação que desde 13 de julho de 1990 protege os direitos dos jovens no Brasil. Foram cerca de 4 horas de palestras, debates e troca de experiências com especialistas da área.

O seminário abordou assuntos relacionados ao ECA como: a apresentação de sua história; sua evolução, sua importância para promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente e sua aplicação de medidas socioeducativas estabelecidas. Também apresentou temas sobre o Conselho Tutelar à luz da legalidade; políticas públicas dos direitos da criança e do adolescente no município, projeto de lei, entre outros.

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Elisson Peres, enfatizou a relevância do evento. “Em comemoração aos 34 anos de promulgado, o Conselho deliberado fez essa homenagem com o objetivo de trazer em voga uma discussão um pouquinho mais profunda sobre o ECA e seu contexto histórico”, frisou. “Os palestrantes de hoje contribuíram bastante com seus conhecimentos, capacitando assim até mesmo os conselheiros tutelares que se fizeram presentes”, afirmou.

Processo de formação

A conselheira do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA), Mônica Alkmim, agradeceu a participação no seminário. “Eu queria parabenizar o CMDCA por esse momento, os representantes da sociedade civil e pública, e principalmente as crianças presentes. Esse processo de formação e troca de informações, são fundamentais para a promoção e defesa de direitos das crianças e adolescentes. Porque é através da informação e do conhecimento que a proteção se estabelece”, afirmou.

O professor especialista em direitos humanos de crianças e adolescentes, Marcelo Nascimento, ressaltou a importância de falar sobre o ECA. “O primeiro artigo do ECA já diz que é uma lei que promove a prioridade absoluta e a proteção integral da criança e do adolescente. Então, nós precisamos sempre estar conversando sobre isso com toda a sociedade para que assim possamos garantir de fato o direito dos jovens”, ressaltou, ao lado da especialista em Coaching para Crianças e Adolescentes, Luciene Ramos.–

Veja também

Prefeitura de Belford Roxo realiza ‘repescagem’ e dá nova chance para a entrega do Cartão Recomeçar

A Secretaria de Assistência Social, Cidadania e do Combate à Fome de Belford Roxo realizou …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 5 =

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
guandemdetay
bangladesh news
sport news