Márcio Canella se reúne com representantes da Caixa para recuperar convênio de R$ 208 milhões destinados à limpeza de rios

O prefeito de Belford Roxo, Márcio Canella, se reuniu em seu gabinete com integrantes da Caixa Econômica Federal. Em pauta, recursos do banco para investimentos no município, principalmente a liberação de R$ 208 milhões do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) para a limpeza de rios e canais que cortam o município. A intervenção faz parte da Fase 1 do projeto 1 Bacia do Rio Iguaçu/Botas.

Há anos o município vem sofrendo com constantes enchentes, que afetam diversos bairros, sendo os mais críticos que ficam próximos ao rio Botas e rio Iguaçu, como Santa Maria, Heliópolis, Vila São Luiz e as localidades situadas no Lote XV. O prefeito Márcio Canella conseguiu com o Governo do Estado que o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) faça a limpeza dos rios e canais. “Encontramos uma situação caótica, mas vamos conseguir resolver os problemas. A gestão anterior deixou tudo destruído”, disse o prefeito Marcio Canella.

De acordo com o projeto, inicialmente serão priorizados o fluxo das águas fluviais dentro da calha desde a cabeceira do rio Botas até o rio Iguaçu, bem como obras complementares de urbanização do pôlder (é uma porção de terrenos baixos, planos e alagáveis que são protegidos continuamente de alagamentos por meio de diques e dessecamento, visando à utilização na agricultura ou como moradia) e canal do outeiro.

Parque fluviais para impedir ocupações irregulares

O canal será dotado de vias marginais pavimentadas com redes de microdrenagem nos trechos faltantes ao longo dos 5,8km de extensão e implantação de parques fluviais lineares para impedir as ocupações irregulares aumentando assim as áreas de drenagem e proporcionar áreas de lazer.

Márcio Canella frisou que o ex-prefeito não quis assinar um convênio e o município quase perdeu os recursos. “São verbas do PAC para dragagem de rios, que poderiam ajudar a diminuir ou sanar os problemas das enchentes. Por negligência da gestão anterior, quase perdemos o convênio. É muita maldade com as pessoas que sofrem todos os anos com enchentes. Mas estamos resolvendo este problema com a Caixa para que a verba seja liberada e as obras se iniciem o mais rápido possível, pois a população não aguenta mais sofrer com enchentes todos os anos”, finalizou Canella.

Veja também

Prefeito Márcio Canella acompanha trabalhos de limpeza do rio Botas

O prefeito de Belford Roxo, Márcio Canella, acompanhou nesta terça-feira (21-01) a limpeza de um …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support