Home / Sem categoria / Shangrilá de cara nova Obras estão sendo finalizadas na Estrada Itaipu-Babi

Shangrilá de cara nova Obras estão sendo finalizadas na Estrada Itaipu-Babi

Esta semana o asfalto chegou na Estrada Itaipu-Babi, no bairro Shangrilá, em Belford Roxo. A obra faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), resultado de uma parceria entre o município, através da Secretaria Municipal de Obras, Projetos, Capacitação de Recursos e Convênios (Semocap) e o Ministério das Cidades. A Prefeitura realizou a desobstrução da estrada que estava tomada por buracos, lama e água de esgoto jorrando pelas calçadas e retornando no interior das residências. Obras de saneamento, drenagem, pavimentação e esgotamento sanitário em mais de 30 ruas estão trazendo qualidade de vida para quase seis mil pessoas da região.

“A gente sempre teve necessidade de que essa obra acontecesse. Já vi muitas crianças perdendo material escolar porque caíam nos buracos e sujavam tudo de lama. Pessoas sem conseguir sair de casa por causa do estado das ruas. Hoje para mim é uma alegria e um orgulho muito grande sair de casa, olhar o nosso bairro e ver que as coisas mudaram. Estou com 70 anos e não achava mais que iria ver essa obra acontecer. É uma alegria muito grande para todos os moradores”, contou Elineusa Silva, moradora há 40 anos.

O estado precário da região, durante muitos anos, fez a estrada ficar intransitável. Até a linha de ônibus intermunicipal, Nova Aurora (via Nova Iguaçu), parou de circular. Os moradores estavam ilhados. “Agora é outra vida. É vida nova. Com esgoto asfalto, calçada. O trabalho está sendo feito e trazendo dignidade para o povo”, comemorou Antônio Francisco, morador do bairro há 58 anos.

Essa obra faz parte do Programa Seu Bairro de Cara Nova, que já beneficiou vários bairros da periferia da cidade. O projeto prevê um total de 21.721 metros lineares de rede coletora de esgoto, e mais de 1.700 metros de ligações domiciliares de saneamento básico, além de 171 metros de galeria retangular e 8011 metros lineares de rede de drenagem, favorecendo cerca de 1.800 domicílios. Além das obras de infraestrutura, como saneamento e pavimentação, proporciona embelezamento e revitalização de praças de áreas de lazer, construção de calçadas padronizadas com acessibilidade, paisagismo e iluminação pública.

Outros bairros também estão sendo beneficiados com o Programa como: Heliópolis, Wona, São Vicente, Roncalli, Lote XV, Farrula, Areia Branca, Prata (Cobal), Andrade de Araújo, Xavantes, São Bernardo, Vila Entre Rios e Centro. Mais de 47 mil metros quadrados de asfalto estão previstos no Projeto.