Home / Sem categoria / De olho no verão, Belford Roxo lança campanha contra Aedes Aegypti

De olho no verão, Belford Roxo lança campanha contra Aedes Aegypti

De olho no próximo verão, a Prefeitura de Belford Roxo, através das Secretarias de Saúde, Executiva de Controle de Zoonoses e Vetores e ainda da Mulher, iniciou a ação de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor de várias doenças. A abertura da campanha “Dengue, Zica, Febre Chicungunya e Febre Amarela: essa Guerra é de todos nós – Belford Roxo na Luta contra as Arboviroses – aconteceu na Praça de Heliópolis e reuniu cerca de 60 agentes de endemias que visitaram domicílios e distribuíram folhetos educativos para a população, explicando as formas de combate à essas doenças. Ao todo, foram 18 quarteirões e 1.395 imóveis visitados somente no bairro.

Durante todo o verão, equipes do município estarão percorrendo os cerca de 230 mil imóveis, divididos em 30 bairros, levando informação à população, verificando e eliminando os focos do mosquito. De janeiro a outubro de 2018, de acordo com fonte da Secretaria Municipal de Saúde, foram notificados 124 casos de zika vírus, 302 casos de febre amarela, e 285 casos de dengue na cidade. No próximo dia 6, a ação vai acontecer no bairro Vila Pauline.

Segundo o secretário-executivo de Controle de Zoonoses e Vetores, Rodrigo Ferreira de Santana, é necessário que a população faça a sua parte. “O verão é a época do ano em que ocorre maior proliferação do mosquito, por isso temos que fazer a prevenção o mais rápido possível. Os moradores devem ficar em alerta, não deixando, por exemplo, água parada em casa. A “guerra” contra o Aedes aegypti é de todos nós, disse o secretário.

O diretor do Departamento de Controle de Vetores, Admilson Figueiredo, reforçou que a população tem um papel fundamental no combate ao mosquito. “São apenas 10 minutos do dia que podem salvar vidas. Deixar as caixas d´águas e galões bem vedados, deixar calhas e ralos limpos e com telas, não acumular água parada, por exemplo, são ações que fazem toda a diferença e podem salvar vidas”, enfatizou Admilson.

O chefe do Departamento de Controle de Zoonoses, Alexandre Pinheiro, também falou da importância de ações como esta. “No verão, os índices das doenças crescem, por isso todo cuidado é pouco. Em alguns casos essas arboviroses podem levar à morte. Por isso a necessidade da prevenção”, explicou.

A secretária da Mulher, Fabiana Carneiro, ao lado da secretária-executiva da pasta, Marcele Lima, a Rosinha, também acompanhou a ação. “A intenção é prevenir e eliminar os focos do mosquito. Estamos trabalhando para que a nossa população tenha uma melhor qualidade de vida”, enfatizou.

O guarda de endemia e supervisor da área do setor 1- Prata, Fernando Machado Fernandes, explicou que, ao visitarem as residências, os agentes distribuem folhetos explicativos, verificam e eliminam os focos da doença e ainda colocam larvicidas.

Comerciante há sete anos do bairro, Rosemere Tavares acha muito importante esta ação preventiva. “Sabemos dos riscos e das doenças que o mosquito pode causar. Por isso, a necessidade de fazer a nossa parte. A prevenção é a melhor forma de se prevenir”, acrescenta. Joel Ferreira, de 59, também acha importante a campanha. “Todos devem estar engajados no combate ao mosquito”, disse.

Veja também

Belford Roxo participa de reunião da Regional de Defesa Civil da Baixada Fluminense

A Secretaria Municipal de Defesa Civil de Belford Roxo participou na quarta-feira (6) de uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 + dois =

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
guandemdetay
bangladesh news
sport news