Home / Sem categoria / Belford Roxo faz prevenção sobre Pé Diabético

Belford Roxo faz prevenção sobre Pé Diabético

Médicos, enfermeiros e técnicos de Belford Roxo estão participando de um curso de capacitação sobre o Pé Diabético, no auditório do Prognóstico Escola. O evento está sendo promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Saúde e da Secretaria Adjunta de Epidemiologia e vai reunir cerca de 200 profissionais. Durante o curso, serão ministradas palestras sobre neuropatia diabética, classificação e avaliação do pé diabético, detecção precoce das lesões, o momento de procurar auxílio médico na vigência de uma lesão, cuidados de enfermagem com o pé diabético (prevenção e cuidados com as lesões), sobre úlceras venosas crônicas e doenças arteriais. Na terça-feira (5), a palestra foi ministrada pela responsável do setor de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), a médica Sandra Coelho Madeira dos Santos e pela enfermeira Eloah Priscila. Para tirar qualquer dúvida, os pacientes devem ir ao posto de saúde mais próximo de sua residência.

 Segundo Sandra Madeira, é importante que os profissionais saibam identificar e fazer uma avaliação do estado de seus pacientes. ”Mantê-los informados sobre a doença é fundamental. Com o curso, queremos que os profissionais trabalhem a fim de reduzir as taxas de complicações, amputações e incapacidades nos pés dos diabéticos”, explicou a médica. A enfermeira Eloah Priscila disse que uma das ações que os profissionais devem ser preocupar é fazer com que os pacientes tenham cuidados com os pés. ”A perda do membro é muito ruim e provoca várias coisas, como a baixa da autoestima. Temos que lutar para que não chegue ao ponto da amputação. Por isso, a necessidade da informação e dos cuidados”, enfatizou a enfermeira. Uma das participantes, a técnica de laboratório, Sandra Regina Loureiro Soares, disse que é de suma importância a capacitação. “Desta forma, teremos como prestar um melhor atendimento à nossa população”, frisou.

Diabetes

 O diabetes é uma doença crônica, de caráter permanente, caracterizada pelo mau funcionamento do pâncreas, que reduz ou para de produzir insulina, o hormônio responsável pela queima de glicose, substância presente nos alimentos. Cada vez mais frequente em todo o mundo, o diabetes pode ser causado por diversos fatores como hereditariedade, predisposição familiar, obesidade, gravidez e outros fatores relacionados com a idade.

O pé diabético é um termo usado para referir o maior risco que os diabéticos têm de apresentar problemas nos pés, como feridas, trombose, infecções e úlceras. Porém, este tipo de problema só é mais comum quando a doença não é bem controlada, e é caracterizado por sintomas como formigamento e queimação nos pés. Dessa forma, o ideal é que todos os diabéticos, além de fazerem o tratamento adequado, tentem prevenir problemas nos pés, tendo cuidados como usar sapatos confortáveis e não retirar calos, e procurar o médico logo que surgir alguma alteração nos pés.

Veja também

Campanha de vacinação antirrábica imuniza mais de 1500 cães e gatos em Belford Roxo

A Prefeitura de Belford Roxo, através do Departamento de Controle de Vetores e Zoonoses, promoveu …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − 14 =

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
guandemdetay
bangladesh news
sport news