Home / Sem categoria / Prefeitura capacita profissionais e debate gravidez na adolescência em Belford Roxo

Prefeitura capacita profissionais e debate gravidez na adolescência em Belford Roxo

Em decorrência do Mês Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência (01 a 08-02), a Prefeitura de Belford Roxo começou a organizar as ações para o tema de acordo com a reunião intersetorial realizada em janeiro. Hoje (09-02), a Secretaria de Educação e a Secretaria de Saúde, em parceria com o Grupo Hospitalar Fluminense, realizaram no auditório do Hospital Fluminense, em Areia Branca, uma roda de conversa e capacitação para os cerca de 100 gestores e especialistas da rede com o objetivo de dar segurança e uma boa maneira de trabalhar o assunto nas escolas para o segundo segmento e para a EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Para intitular a campanha em Belford Roxo foi escolhida a seguinte frase: “Filho? Agora não! Cuide-se e seja apenas adolescente”.  Para a secretária especial de Assuntos Pedagógicos, Rosângela Garcia, a capacitação vai ajudar na orientação dos professores aos alunos sobre o tema. “Nós temos uma defasagem muito grande pela gravidez na adolescência e os alunos desistem dos estudos. Por isso precisamos fazer essa orientação de forma objetiva, médica, mas leve e tentar inibir a questão. Este ano estamos investindo no acolhimento com psicólogos devido ao grande tempo que os alunos ficaram em casa na pandemia e também sobre a questão emocional diretamente ligada a vergonha em estar grávida”, destacou Rosângela.

De acordo com a secretária executiva do PAISMCA (Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente), Cristiane Borges, a demanda foi iniciada pela primeira dama e deputada federal Daniela do Waguinho em conjunto com o secretário de Saúde, Christian Vieira. “Conseguimos reunir todas as Secretarias e mobilizar a respeito do tema. É fundamental essa união para um assunto tão delicado. Só em 2019 foram 50 adolescentes grávidas na nossa cidade de 10 a 14 anos”, resumiu Cristiane.

Velocidade de informação

O presidente institucional do Grupo Hospitalar Fluminense, Leandro Santoro, descreveu o encontro como selo de instrução para a formação dos profissionais da educação, destacando o conhecimento e aprofundamento em instruir o aluno. “Hoje em dia a velocidade da informação está cada vez mais rápida e acessível pela internet dificultando uma conversa sobre o tema. Estamos com o corpo técnico aprimorando junto com a Saúde e Educação de forma moderna. Minha equipe ainda irá às 28 escolas selecionadas pela Secretaria de Educação para conversar com os alunos. Será o Fala garota. Fala garoto”, destacou.

A diretora geral do Hospital Fluminense, Luana Santos, destacou a parceria com a Prefeitura. “Juntamos e unimos esforços para abordar esse tema pertinente para mostrar de maneira técnica e com embasamento jurídico como levar esse assunto aos jovens, que também é de suma importância para a população. É de uma relevância social gigantesca, pois sabemos que é uma realidade presente no município. Os números levantados foram assustadores e estamos aqui para ajudar e minimizar”, explicou. Estiveram presentes também o diretor geral do Grupo Hospitalar Fluminense, Paulo Henrique Ribeiro, o diretor médico do Hospital Fluminense, Raphael Abdallah, e a diretora de Enfermagem do Hospital Fluminense, Eliane Marcelino.

Veja também

Belford Roxo participa de reunião da Regional de Defesa Civil da Baixada Fluminense

A Secretaria Municipal de Defesa Civil de Belford Roxo participou na quarta-feira (6) de uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × um =

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
guandemdetay
bangladesh news
sport news