Home / Sem categoria / Gerência de Prevenção à Violência e Cultura de Paz discute avanços e desafios da Sala Lilás

Gerência de Prevenção à Violência e Cultura de Paz discute avanços e desafios da Sala Lilás

Transformando o município mais seguro para as mulheres. A Secretaria Executiva de Epidemiologia, através da Gerência de Prevenção à Violência e Cultura de Paz, realizou uma apresentação dos noventa dias de atividade da sala multiprofissional (Sala Lilás) implantada no Hospital Municipal de Belford Roxo.

A Sala Lilás é um espaço criado para prestar atendimento especializado e humanizado às mulheres vítimas de violência física e sexual. Ao longo dos noventa dias de atividade, a sala atendeu 67 casos, com registros de violência física e psicológica, sexual, tentativa de suicídio, tortura e negligência.

Na apresentação estiveram presentes: representantes das secretarias de Educação, Assistência Social, a coordenadora do Ciam Baixada, Sônia Lopes, o chefe de investigação da Delegacia de Atendimento à Mulher de Belford Roxo, Alexandre Ferraz, a secretária municipal do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (Paismca), Cristiane Borges, além de profissionais do Conselho Tutelar e dos equipamentos do município.

Redes de atendimento

A diretora do Centro Especializado de Atendimento à Mulher de Belford Roxo (Ceambel), Ana Cristina de Souza, destacou a importância do encontro. “Reunimos todos que fazem parte dessa integração de rede que é fundamental para dar suporte à mulher. Temos na Sala Lilás, um espaço acolhedor, com ambiente destacado e prioridade no atendimento. Recebemos essas vítimas no Ceambel, onde monitoramos e atuamos para proteger e amparar essas mulheres”, ressaltou. “Queremos fortalecer essa articulação dos equipamentos e órgãos parceiros que promovem o acolhimento necessário, com o objetivo de reforçar o nosso combate à violência e possibilitar o acesso dessas mulheres às redes de atendimento”, finalizou a diretora.

A gerente de Prevenção à Violência e Cultura de Paz de Belford Roxo, Cristina Macedo, pontuou sobre os atendimentos prestados. “Nossa proposta é apresentar resultados e discutir os avanços e melhorias da Sala Lilás. Agimos de forma integrada no município, fortalecendo a rede que está sempre à disposição da mulher”, explicou. “O desafio agora é ampliar esse serviço em outras unidades de emergência para conseguirmos fornecer esse acolhimento e escuta personalizada para mais mulheres, através da nossa equipe multidisciplinar com assistentes sociais, psicólogos e enfermeiros”, completou Cristina.

O encontro está inserido na campanha anual dos “16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”, uma mobilização mundial que abrange o período de 20 de novembro a 10 de dezembro no Brasil. O objetivo é dar visibilidade ao tema e ampliar os conhecimentos sobre os dispositivos legais existentes e como auxiliar as mulheres que sofrem essas violências, esclarecendo sobre as formas de violência doméstica, os direitos das mulheres e a necessidade da equidade de gênero.

Veja também

Belford Roxo participa de reunião da Regional de Defesa Civil da Baixada Fluminense

A Secretaria Municipal de Defesa Civil de Belford Roxo participou na quarta-feira (6) de uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze − 15 =

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
guandemdetay
bangladesh news
sport news